Dia Mundial da Água

Evento alusivo ao Dia Mundial da Água reúne autoridades, terceiro setor, estudantes e técnicos em recursos hídricos na sede da Adasa

27 de março de 2024

Evento alusivo ao Dia Mundial da Água reúne autoridades, terceiro setor, estudantes e técnicos em recursos hídricos na sede da Adasa

Adasa

 

Nesta terça-feira (26/03), a Adasa celebrou o Dia Mundial da Água com um evento especial em sua sede, onde reconheceu e premiou iniciativas exitosas de escolas que promovem o uso responsável dos recursos hídricos. Além disso, destacou projetos de reutilização de água em edifícios do Distrito Federal. Desde 2010, a Adasa vem homenageando projetos que contribuem para a educação ambiental e a gestão sustentável dos recursos hídricos.

Para o diretor-presidente da Adasa, Raimundo Ribeiro, práticas de reúso são essenciais para a sustentabilidade dos recursos hídricos. “Aspiro que o reúso seja uma prática comum em todo o Distrito Federal, adotada por instituições, órgãos públicos e escolas. Afinal, quando as escolas lideram pelo exemplo, a tendência é que todos acompanhem essa iniciativa sustentável”, compartilhou.

 A escola Classe Sonhém de Cima, localizada na região de Sobradinho, foi a primeira entidade a receber o prestigioso prêmio “Guardião da Água”, por seu projeto inovador que envolveu não apenas os estudantes, mas também a comunidade local, em atividades de conscientização e práticas de conservação da água.
“Quando a gente quer fazer uma metanoia, uma mudança de mentalidade em uma sociedade, a gente tem que começar pela educação. O professor Sérgio Teixeira está de parabéns, porque ele realmente conseguiu fazer um trabalho importantíssimo naquela comunidade”, pontuou a secretária de educação do DF, Hélvia Paranaguá.
Sérgio Luiz Teixeira, professor e idealizador do projeto Guardião da Água na escola, agradece a direção, professores e alunos pelo engajamento na causa. “A união de todos como guardiões reflete o compromisso com a sustentabilidade e a conscientização ambiental”, concluiu.

Além disso, a Adasa também premiou prédios locais que se destacaram na preservação dos recursos hídricos por meio da prática de reúso de água cinza – proveniente de chuveiros, pias, máquina de lavar e outros processos domésticos – e aproveitamento de água da chuva. Os agraciados com a placa Guardião da Água foram o DataPrev, o Parkshopping, o edifício Península e o Atacadão Sobradinho.

Para o gerente-executivo do Departamento de Gestão de Ambientes da Superintendência de Serviços Logísticos, Eduardo Sousa, a decisão do DataPrev em adotar medidas de reuso de água da chuva foi estimulada por uma compreensão profunda da importância da sustentabilidade e da conservação da água.
“A água é um bem valioso e limitado, essencial para a preservação futura. A indicação ao prêmio Guardiões da Água é uma honra que reafirma nosso compromisso com a sustentabilidade e inspira a melhoria contínua de nossas ações ambientais”, destacou o gestor da empresa pública de tecnologia – vinculada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) do Governo Federal.
Marco Oliveira, CEO do Atacadão, ressaltou o compromisso da empresa com o desenvolvimento socioeconômico sustentável. “A unidade de Sobradinho economiza 20% de água por meio do reaproveitamento da chuva, incentivando práticas sustentáveis entre clientes e funcionários. Nos orgulhamos muito disso.”
A superintendente do Park Shopping, Natália Vaz, destaca a importância do prêmio Guardião da Água como reconhecimento dos esforços em sustentabilidade e projetos da ESG. “A estação de tratamento de esgoto do shopping evita a sobrecarga do sistema público, economiza água e permite seu reuso contínuo, contribuindo para o meio ambiente e economia interna. Para 2024, o objetivo é reutilizar 100% da água tratada, com a expectativa de que este prêmio seja o primeiro de muitos”, comemorou.
Carolina Neiva, representante do condomínio Península, também expressou orgulho pelo reconhecimento do sistema de reúso de água do local, premiado com a placa Guardião da Água. “O condomínio, composto por 11 torres e mais de 1224 apartamentos, utiliza o sistema para irrigar cerca de 45 mil m² de jardins, promovendo o uso sustentável da água e gerando economia. São programas e projetos que beneficiam as futuras gerações”, refletiu.
Além das premiações, a Superintendência de Drenagem Urbana (SDU) lançou, durante o evento, nova versão do Manual de Drenagem e Manejo de Águas Pluviais Urbanas do DF, publicação que inclui mudanças decorrentes do novo marco regulatório nacional dos serviços públicos de saneamento básico e agrega conhecimentos técnicos produzidos pela Agência no aprimoramento da gestão da drenagem urbana na região.
“A atualização do Manual reflete o compromisso contínuo da SDU com a excelência em gestão hídrica. Incorporando as diretrizes do novo marco regulatório, este manual não apenas orienta, mas também inspira práticas inovadoras para o manejo de águas pluviais urbanas, garantindo um futuro mais sustentável para o Distrito Federal”, ressaltou Hudson Rocha, superintendente de Drenagem Urbana da Adasa.
Em seguida, celebrou-se o Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a Adasa e o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do DF (Brasília Ambiental), visando colaboração mútua para o desenvolvimento de ações na Estação Ecológica de Águas Emendadas – ESEC-AE e seu entorno.
“Este acordo de colaboração técnica é essencial, pois a discussão sobre água inevitavelmente envolve o cerrado; sem ele, a água se torna escassa. Com a devida atenção e cuidado ao cerrado, asseguramos a disponibilidade de água, a preservação do meio ambiente e, consequentemente, uma vida de qualidade para todos”. Pontuou o presidente do IBRAM, Roney Nemer.
Além das ações que ocorrerão na parte externa da Agência, os convidados tiveram a oportunidade de conhecer a maquete do Memorial Internacional da Água – MINA, um complexo arquitetônico que contempla um museu desenhado por Oscar Niemeyer, um centro de estudos em recursos hídricos, um anfiteatro e uma área administrativa. O Projeto MINA, que em breve será erguido em Brasília, é coordenado pela Adasa com o apoio do Governo do Distrito Federal e da Caesb.
Para o diretor Rogério Rosso, o museu projetado não será apenas um marco para o Distrito Federal, mas para o Brasil e o mundo. “Concebida por Gilberto Antunes, maquetista de todos os projetos de Niemeyer, a maquete é uma representação do que se espera realizar. Além de um importante museu dedicado à água, esse espaço será combinado com educação e anfiteatro, enriquecendo ainda mais o patrimônio cultural e intelectual da comunidade”, comemorou.
Além de Ribeiro, Rosso, Hélvia e Roney, estiveram presentes os diretores, Vinicius Benevides Felix Palazzo e Apolinário Rebelo; o ouvidor, Robinson Cardoso; o secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes; a representante da senadora Damares, Marisa Romão; o coordenador da regional de Ensino, Marcílio Lacerda; a presidente do CBH Maranhão, Nilda Oliveira; o representante da Comandante Geral do Corpo de Bombeiro o tenente coronel do Corpo de Bombeiros Lopes; além das crianças e professores da escola Sonhém de Cima e todo o corpo de servidores e colaboradores da Adasa.
01jpg    02     03
04     05     06
07     08     09
010     011     012
013     014     015
016     017     018
019     020     021
022     023     024
025     026
 Assessoria de Comunicação Institucional (ACI)
(61) 3961-4972/4909/5084 ou 3966-7514/7507
[email protected]