meio ambiente

O compromisso ambiental e o seu papel no modelo de gestão das empresas

11 de março de 2024

Para ganhar mais destaque no mercado e se inserir no mapa da responsabilidade social, as empresas estão buscando se adequar às práticas sustentáveis.

Mainara Screpanti

Nos dias atuais, mais do que apenas gerenciar uma empresa, é preciso fortalecer algumas práticas essenciais nos modelos de gestão. Para ganhar ainda mais destaque no mercado e, claro, se inserir no mapa da responsabilidade social, as empresas estão cada vez mais buscando se adequar às práticas sustentáveis, de uma forma que possam favorecer o meio ambiente e a sociedade.

Pode-se dizer que adotar a reciclagem está alinhado aos princípios da economia circular, incentivando a gestão sustentável do ciclo de vida de um produto. Para falar sobre o assunto, conversamos com a especialista no assunto, Maria Auxiliadora, bacharel em humanidades modernas, graduada em Programa de Governança e Liderança Política, com especialização em Química e Biologia, que acrescenta que investir em reciclagem reflete um compromisso com a administração global do meio ambiente, promovendo comportamentos positivos do consumidor e engajamento da comunidade em práticas responsáveis de gestão de resíduos.

De acordo com Maria, investir em reciclagem se torna essencial por diversos fatores. Ela comentou um pouco sobre alguns: “Investir em reciclagem ambiental é essencial para minimizar resíduos enviados para aterros, conservar recursos naturais e promover eficiência energética. Essa prática contribui significativamente para a mitigação das mudanças climáticas globais, reduzindo as emissões de gases de efeito estufa associadas à fabricação tradicional. A indústria de reciclagem não apenas cria empregos, promovendo o crescimento econômico, mas também apoia comunidades locais. Além disso, a reciclagem ajuda a proteger a biodiversidade, reduzindo o impacto ambiental da extração de recursos e preservando ecossistemas”.

O que as empresas devem levar em conta ao realizar a reciclagem?

Em primeiro lugar, ao reciclar, as empresas devem separar os materiais seguindo as diretrizes locais, garantindo uma classificação adequada para evitar a contaminação. “Aderir às políticas locais de reciclagem é crucial, pois diferentes áreas podem ter regras específicas para materiais aceitos e práticos”, disse a especialista.
Além disso, a limpeza dos recicláveis é um item essencial. Deve-se enxaguar os recipientes de alimentos e realizar a remoção de materiais não recicláveis, o que ajuda a manter a integridade do processo de reciclagem.

“A disposição adequada de lixo eletrônico e baterias é crucial para evitar danos ambientais causados por materiais perigosos. Participar de programas locais de coleta de reciclagem, incluindo pontos de entrega ou serviços de coleta na calçada, facilita a gestão responsável de resíduos. Compreender as capacidades das instalações locais de reciclagem garante a disposição adequada de materiais que podem ser processados localmente. Evitar a contaminação, abstendo-se de colocar não recicláveis em recipientes de reciclagem, é fundamental para manter a qualidade dos fluxos de reciclagem”, comenta Maria, especialista que trabalhou por mais de 20 anos como Chefe de Coleções e Diretora de Vendas da Distribuidora Lider S.A Tupperware.

Defender práticas sustentáveis, apoiar embalagens ecológicas e educar comunidades sobre a importância da reciclagem contribuem para um ecossistema de reciclagem mais eficaz e responsável.

Economia e senso prático no contexto da reciclagem

Do ponto de vista econômico, a reciclagem pode contribuir para a eficiência de custos, reduzindo a necessidade de extrair matérias-primas. Ainda sobre o assunto, Maria afirma que o uso de materiais reciclados nos processos de fabricação frequentemente requer menos energia, resultando em menores custos de produção.

“Ainda falando sobre a economia, iniciativas de reciclagem podem estimular a economia, criando empregos nos setores de coleta, processamento e fabricação.

Isso não apenas apoia comunidades locais, mas também contribui para o crescimento econômico geral”, completa.

Quando falamos em senso prático, a reciclagem faz sentido como estratégia eficiente de gestão de resíduos. A mesma oferece uma abordagem sistemática para lidar com resíduos, reutilizando materiais, reduzindo a carga sobre instalações de eliminação e promovendo uma economia circular.

“Em termos práticos, envolver comunidades em iniciativas de reciclagem fomenta um senso de responsabilidade e ação coletiva. Isso incentiva indivíduos a fazer escolhas sustentáveis em suas vidas diárias, contribuindo para uma mudança cultural mais ampla em direção à consciência ambiental”, disse Maria.

Considerar esses três aspectos no contexto da reciclagem enfatiza a natureza interconectada com as considerações econômicas, ambientais e práticas. Os programas de reciclagem bem-sucedidos encontram um equilíbrio que se alinha com a viabilidade econômica, a conservação ambiental e a implementação prática para adoção e eficácia generalizadas.