Brasília

2º Fórum Nacional do Leite: Fortalecendo a Cadeia Produtiva para um Futuro Sustentável

17 de abril de 2024

Debates, Inovações e Parcerias para Impulsionar a Pecuária Leiteira no Brasil

Emater-DF

Começou nesta terça-feira (16) o 2º Fórum Nacional do Leite, promovido pela Associação Brasileira dos Produtores de Leite (Abraleite). O objetivo é reunir produtores, técnicos, empresários, lideranças do setor, políticos e profissionais ligados à indústria do leite, na Embrapa Sede, em Brasília, para debater questões importantes para o desenvolvimento da cadeia.

Na abertura do evento, o ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar Paulo Teixeira destacou as principais medidas e políticas de governo para sanar desafios da pecuária leiteira. “É um setor importante para a economia e alimentação do país, para os agricultores e é importante que consigamos abastecer o país com leite e derivados produzidos localmente e exportar nossos alimentos para outros países. Queremos que tragam para o governo as conclusões das discussões do Fórum para trabalharmos juntos e darmos encaminhamento às necessidades do setor”.

Ministro do Desenvolvimento Agrário também participou da abertura

O Presidente da Emater-DF Cleison Duval representou o presidente da Asbraer Natalino Avance na abertura do Fórum e ressaltou o papel da rede de extensão oficial do Brasil para o desenvolvimento da cadeia produtiva. “São 20.018 extensionistas em todo o país e, destes, 13.690 estão em visitas regulares no campo e outros 6.328 nas áreas administrativas, atendendo mais de 2 milhões de famílias. A cadeia do leite é formada principalmente por pequenas propriedades rurais e tem uma função social e econômica muito importante. Precisamos discutir meios para que haja de fato possibilidade de ampliação da produção, financiamento dos investimentos voltados à produção e comercialização, capacitações dos técnicos extensionistas, dos produtores e trabalhadores e, principalmente, recursos federais para o financiamento do sistema oficial de assistência técnica e extensão rural, de forma a permitir maior cobertura de atendimento aos agricultores familiares”.

O presidente da Abraleite, Geraldo Borges, falou da importância de articulação entre produtores e setor público de forma sanar os desafios do setor e citou a criação da Frente Parlamentar em Apoio ao Produtor de Leite na Câmara dos Deputados, “que contribuirá para discussão e representação dos interesses da atividade, que possui uma função social e econômica de extrema importância no Brasil.”

O diretor-executivo de Pesquisa e Inovação da Embrapa, Clenio Pillon, representou a presidente da instituição, Silvia Massruhá e destacou os projetos e tecnologias desenvolvidas pela instituição para a pecuária leiteira. “Temos 127 projetos em execução e 50 tecnologias referentes à cadeia produtiva do leite disponíveis. Entre os destaques temos o programa de biosseguridade, que se apoia no conceito de “saúde única”, que envolve a interconexão entre a saúde humana, animal e ambiental”.

Para o zootecnista Maximiliano Cardoso, coordenador do Programa de Ruminantes e Equídeos da Emater-DF o evento vai favorecer uma atualização de técnicos e produtores sobre os desafios da produção e a comercialização, com temas relacionados a gestão, tendências do setor, mercado, comunicação, sistemas de produção baseado em pastagem, biosseguridade e gases de efeito estufa.

“Quanto mais informação de qualidade que o produtor e o técnico tenham, mais possibilidades de consolidar e viabilizar os diversos sistemas de produção de leite e também de atravessar desafios como o de preços pagos ao produtor e os custos de produção da atividade. O sistema de produção de leite bem conduzido é competitivo com outras cadeias de produção como a soja e o milho, além de ter a possibilidade de se trabalhar em sinergismo, pecuária e agricultura, aumentando ainda mais a rentabilidade do negócio, respeitando ainda mais os aspectos ambiental, social e econômico”, diz Maximiliano.

O evento se encerra nesta quarta-feira (17), com extensa programação. Confira no link: https://www.abraleite.org.br/2-forum-nacional-do-leite/.

Abertura do evento lotou o auditóriod a Embrapa