Comunitários da Resex do Rio Unini recebem capacitação para extração de óleo de copaíba
12 de abril de 2024Multiplicadores receberam kits de extração do óleo da copaíba e certificados de participação no curso
Capacitação para extração de óleo de copaíba – Foto: Lucas Alexandre Ferrari/NGI Novo Airão
Nos dias 3 e 4 de abril, mais de 30 comunitários da Reserva Extrativista do Rio Unini foram capacitados para a extração do óleo da Copaíba (Copaifera langsdorffii), importante produto da biodiversidade amazônica. A atividade é parte do Projeto Pique, desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio) em parceria com a FVA (Fundação Vitória Amazônica) e IDAM (Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do AM), e aconteceu na comunidade Patauá, dentro da Reserva Extrativista do Rio Unini, município de Barcelos-AM. O projeto visa apoiar a implementação de uma trilha (pique) para o manejo coletivo, beneficiamento e comercialização do óleo pela Cooperativa Mista Agroextrativista do Rio Unini – COOMARU.
No primeiro dia de atividades, a equipe técnica do IDAM conduziu o módulo teórico de capacitação, com apresentação sobre as características da espécie, propriedades medicinais do óleo e boas práticas para sua extração, armazenamento e beneficiamento. Duas dinâmicas foram realizadas no intuito de valorizar o conhecimento tradicional dos comunitários, que agregaram ao conteúdo do curso suas experiências e conhecimento prático sobre as características das espécies florestais e das práticas extrativistas. No segundo dia, foi explorado o pique da copaíba pelos comunitários e equipe, como parte do módulo prático da capacitação. Na trilha foram inventariadas as copaibeiras e demonstrado o processo para extração do óleo em quatro árvores.
As atividades foram encerradas com a definição, por parte de cada comunidade participante, de 20 comunitários multiplicadores, que receberam kits de extração do óleo da copaíba e certificados de participação no curso. As instituições presentes foram agraciadas com apresentações e dinâmicas realizadas pelos comunitários e professores da comunidade do Patauá, a fim de dar encerramento à atividade de capacitação, que foi concluída com breves falas dos representantes das organizações presentes e das comunidades.
“A atividade foi importante para a compatibilização das técnicas, tecnologias e boas práticas, demonstradas pela equipe de capacitação, com o conhecimento tradicional dos comunitários extrativistas, engajando também jovens e mulheres, que também se fizeram presentes e engajados nas atividades”, avalia o técnico ambiental Lucas Alexandre Ferrari, do Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio em Novo Airão, um dos colaboradores na capacitação.
Foto: Lucas Alexandre Ferrari/NGI Novo Airão