Brasília

Dia Mundial do Ciclista é comemorado com blitz especial

16 de abril de 2024

Durante esta semana, Detran-DF promoverá outras ações educativas em alusão à data

Por Agência Brasília* | Edição: Chico Neto

No Dia Mundial do Ciclista, comemorado nesta segunda-feira (15), o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) promoveu uma blitz educativa em frente ao estacionamento do Eixo Cultural Ibero-americano. O objetivo foi conscientizar os condutores sobre o respeito às leis de trânsito e, principalmente, o respeito à vida de quem utiliza a bicicleta como esporte ou meio de transporte no Distrito Federal.

Agentes educativos do Detran abordaram motoristas e ciclistas e distribuem material informativo | Foto: Divulgação/Detran-DF

Durante a ação, os educadores do Detran-DF conversaram com motoristas e ciclistas e entregaram material educativo. Os ciclistas do grupo Japa da Bike também participaram do evento reforçando a importância da conscientização.

“A bicicleta é um veículo como os demais que circulam nas vias, portanto há regras e leis que devem ser cumpridas, sem esquecer que o maior sempre protege o menor no trânsito”

Paula Nunan, diretora de Educação de Trânsito do Detran-DF

“Pedalo todos os dias de Taguatinga para o Plano Piloto para ir ao trabalho”, contou Wesley Sousa, que participa do Japa da Bike. “Essa iniciativa do Detran é uma ótima ideia, pois quanto mais motoristas tiverem consciência de respeitar ao ciclista, teremos menos acidentes e mais paz no trânsito.”

Conscientização

Presidente da Federação Metropolitana de Ciclistas do Distrito Federal, Júlio Cesar Delia Rieder, reforçou: “Esta é uma campanha muito importante para o ciclismo de Brasília, não só pela mobilidade urbana, mas para que os motoristas possam ver o ciclista como parte do trânsito e saber como agir e proteger, pois em cima de uma bike vai uma vida.”

Para a diretora de Educação de Trânsito do Detran-DF, Paula Nunan, o Dia Mundial do Ciclista deve ser lembrado diariamente. “O Detran tem ações voltadas a esse público dentro das nossas palestras e projetos diários”, frisou. “A bicicleta é um veículo como os demais que circulam nas vias, portanto há regras e leis que devem ser cumpridas, sem esquecer que o maior sempre protege o menor no trânsito.”

Projeto Bike em Dia

As palestras educativas do Detran-DF levam orientações sobre leis e segurança no trânsito voltadas aos ciclistas. Como reforço, o Núcleo de Campanhas Educativas do Detran-DF promove ainda o projeto Bike em Dia, para esse público específico, pelo menos uma vez por semana.

O Bike em Dia tem como foco a conscientização para melhor circulação nas vias, a fim de evitar acidentes. Os educadores de trânsito abordam os ciclistas que estão voltando do trabalho para casa e os que estão aproveitando o início da noite para começar uma pedalada.

Durante a blitz educativa, é possível verificar se a manutenção da bicicleta está em dia, e os ciclistas também recebem uma mochila retrorrefletora com material educativo de trânsito. A próxima ação do Bike em Dia será nesta terça (16), na ciclovia Estrutural (Jóquei), das 5h30 às 8h.

O Detran-DF também estará presente no Brasília Bike Camp, sexta (19) e sábado (20), na Torre de TV Digital, das 9h às 15h, com diversas ações educativas para os ciclistas.

*Com informações do Detran-DF