Emater-DF realiza oficina de produção de bioinsumos em atividade da ação Abril Orgânico em Planaltina
26 de abril de 2024Em continuidade às ações do Abril Orgânico, a Emater-DF realizou nesta quinta-feira (23) a Oficina de Produção de Bioinsumos on Farm para Controle de Pragas e Equilíbrio Nutricional e Microbiológico, no Jardim Morumbi, em Planaltina. Mais de 30 pessoas participaram da oficina e aprenderam receitas de bio-fertilizantes, tanto sólidos quanto líquidos, para várias maneiras de uso.
Organizada pelo escritório local da Emater-DF em Planaltina, a oficina foi conduzida pelo gerente do programa de agroecologia e agricultura orgânica da Emater-DF, Daniel Oliveira, que falou também sobre as condições para a planta ser saudável por si mesma. “O bom funcionamento do sistema imunológico da planta passa pela interação da planta, solo, micro-organismos, com o objetivo de criar essa condição melhor para a planta estar saudável e não precisar de defensivos, agrotóxicos”, explica.
A oficina também trouxe a questão dos controles naturais de pragas e doenças, ensinando sobre os inimigos naturais das pragas. “São micro-organismos que atacam ou são doenças próprias para determinado inseto, então ele consegue ser bem mais seletivo e eliminar o inseto que é ruim, que está sendo uma praga ali naquele plantio, e não pegar um inseto bom, por exemplo, que possa estar contribuindo para o ambiente da planta ou do solo”, disse.
Os presentes aprenderam ainda a preparar a calda bordalesa, que é um fungicida já tradicional à base de água, sulfato de cobre e cal hidratada ou cal virgem. Todos os participantes da oficina receberam amostras dos ingredientes necessários para fazer a calda bordalesa.
Para finalizar o Abril Orgânico, a Emater-DF vai reunir, no dia 30 de abril à tarde, os interessados na criação de aves no Sistema Agroecológico, no Jardim Morumbi, em Planaltina. As inscrições devem ser feitas no escritório local da Emater-DF em Planaltina.
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.