Brasília

Feira da Goiaba atrai produtores e movimenta a economia de Brazlândia

8 de abril de 2024

Governador Ibaneis Rocha visitou a 9ª edição do evento, experimentou os produtos feitos da fruta e destacou os investimentos do governo na região e para os produtores

Por Josiane Borges, da Agência Brasília | Edição: Saulo Moreno

A 9ª edição da Feira da Goiaba, evento que celebra a colheita da fruta mais produzida no DF, recebeu neste sábado (6) a visita do governador Ibaneis Rocha. A feira, que começou na sexta-feira (5), vai até o próximo domingo (14), na Associação Rural e Cultural de Alexandre de Gusmão (Arcag), no Incra 6, em Brazlândia.

O governador Ibaneis Rocha, que visitou a Feira da Goiaba e cumprimentou os produtores, reforçou: “Nós temos aqui um trabalho que foi muito bem-feito pela Emater, em parceria com a Secretaria da Agricultura, na questão da irrigação. Existia todo um acúmulo de água e, com os canais de irrigação, os produtores rurais da região foram favorecidos” | Foto: Renato Alves/Agência Brasília

O chefe do Executivo cumprimentou os produtores, experimentou receitas, circulou entre os estandes e falou sobre o fomento do governo na área rural. “Nós temos aqui um trabalho que foi muito bem-feito pela Emater, em parceria com a Secretaria da Agricultura, na questão da irrigação. Existia todo um acúmulo de água e, com os canais de irrigação, os produtores rurais da região foram favorecidos. E Brazlândia tem se tornado uma referência na produção rural, tanto da goiaba, quanto do morango e outros frutos que têm abastecido todo o DF”, afirmou.

“Estamos arrumando a cidade como um todo, esperamos continuar com os investimentos. Temos a expectativa agora, em parceria com o governo federal, da duplicação da BR-080, que é o maior pedido da região. Fizemos a duplicação de um trecho e agora esperamos ampliar essas faixas. Segundo informação do ministro, a gente deve começar a obra ainda nesse semestre, já temos contrato assinado e todas as licenças retiradas”

Governador Ibaneis Rocha

Em março, o GDF inaugurou o trecho final do Canal do Rodeador, em Brazlândia, projeto que garante abastecimento hídrico a 96 propriedades agrícolas e a cerca de 300 famílias. Mais de R$ 7 milhões foram investidos na construção de tubulações que vão evitar uma perda de 150 litros de água por segundo. Com a economia serão beneficiados aproximadamente 60 mil habitantes da região administrativa.

Outro ponto destacado pelo governador são os investimentos que têm sido feitos na região, como a construção da Escola Técnica, a reforma da feira, ampliação do Hospital Regional de Brazlândia e duplicação da BR-080. Desde 2019, o GDF investiu mais de R$ 108 milhões em construções de novos equipamentos públicos, reformas estruturais e obras viárias.

“Estamos arrumando a cidade como um todo, esperamos continuar com os investimentos. Temos a expectativa agora, em parceria com o governo federal, da duplicação da BR-080, que é o maior pedido da região. Fizemos a duplicação de um trecho e agora esperamos ampliar essas faixas. Segundo informação do ministro, a gente deve começar a obra ainda nesse semestre, já temos contrato assinado e todas as licenças retiradas”, informa o chefe do executivo.

Os visitantes poderão conhecer e adquirir não só a fruta em si, mas também uma variedade de produtos derivados da goiaba, como doces, geleias, licores, bolos e outras iguarias produzidas pelos agricultores da região

Produção da Goiaba

A goiaba é a fruta tradicionalmente mais produzida no DF. De acordo com o Relatório de Informações Agropecuárias da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do DF (Emater-DF), em 2023, a unidade da federação fechou o ano com 222 produtores de goiaba e uma produção que alcançou a marca de 7.070 toneladas da fruta. Brazlândia concentra a maior parte do cultivo, representando 88,08% do total, com uma área plantada de 412,15 hectares.

“Temos aqui hoje, na Feira da Goiaba, com 37 produtores da fruta e representantes da indústria para incentivar o crescimento da cadeia produtiva, a geração de emprego e renda em Brazlândia e no DF como um todo. A Emater está sempre apoiando e oferecendo aprendizado, novidades tecnológicas, tudo para incentivar essa cadeia tão importante para o DF”, ressalta o presidente da empresa, Cleison Duval.

Para a administradora regional, Luciana Lima, a produção impulsiona a economia local. “O grande objetivo da Feira da Goiaba é reconhecer, valorizar e divulgar a produção rural de nossa cidade. Brazlândia é responsável pela produção das frutas mais gostosas do DF e, com o evento, estamos mexendo com toda a agricultura familiar da região. Temos artesanato, flores… Então, toda a parte rural da cidade está envolvida, o que movimenta muito todo o comércio e a economia da cidade”, afirma.

O produtor rural da região, Marcos Kazuto, que cultiva o fruto há 20 anos, acredita que a feira é o momento para escoar a produção e divulgar a comercialização da fruta. “A goiaba sempre foi produzida aqui na região, mas não era tão famosa. A feira ajuda no aumento das vendas e, consequentemente, da renda. É onde comercializamos o excesso dos nossos produtos”, conta.

O presidente da Emater-DF, Cleison Duval, resume: “Temos aqui hoje, na Feira da Goiaba, com 37 produtores da fruta e representantes da indústria para incentivar o crescimento da cadeia produtiva, a geração de emprego e renda em Brazlândia e no DF como um todo”

Quem também se anima com as vendas no evento é a também produtora rural Patrícia Ghisolfi, há 12 anos plantando goiaba, hoje ela já diversificou o negócio ao fabricar sorvetes, tendo como base a goiaba. “Trouxemos dois sabores especiais que as pessoas procuram muito, goiaba com limão e gorgonzola com goiabada, além de outras produções. A feira nos ajuda na divulgação dos nossos produtos”, completa.

Comércio e shows

Com entrada gratuita durante os seis dias de eventos, os visitantes poderão conhecer e adquirir não só a fruta em si, mas também uma variedade de produtos derivados da goiaba, como doces, geleias, licores, bolos e outras iguarias produzidas pelos agricultores da região. Além disso, outros produtores rurais comercializam flores e plantas ornamentais. Artesãos locais apresentam pinturas, tricô, bordado, costura criativa, artigos de couro, tecelagem, decoupage, miniaturas de móveis de madeira, essências caseiras e outros trabalhos artesanais.

Uma apreciadora da goiaba, a advogada Deirder Neiva, foi uma das visitantes do evento e destacou a importância do trabalho dos produtores. “É a primeira vez que venho e acho interessante aqui no DF se produzir tantas coisas. Amo goiaba e estou vendo coisas extraordinárias, como uma torta maravilhosa. Os produtores carregam o nosso país e estão de parabéns por essa dedicação à alimentação.”

O evento conta ainda com uma programação de shows com artistas nacionais e do DF todos os dias, das 22h às 2h. Confira abaixo a programação:
– 6/4: Sábado – Ivoney Fernandes
– 7/4: Domingo – João Bosco e Vinicius
– 12/4: Sexta – Di Paulo e Paulinho
– 13/4: Sábado – Léo Magalhães