GDF celebra a memória de Ezechias Heringer no Parque Ecológico do Guará
5 de abril de 2024Homenagem ao legado de um pioneiro ambientalista e educador, nesta sexta-feira (5), terá a presença das filhas dele
Nesta sexta (5), a partir das 9h, a Secretaria do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema-DF) participará de uma homenagem ao professor Ezechias Heringer (1905-1987), que dá nome ao Parque Ecológico do Guará. Será um tributo à vida e ao legado do educador e ambientalista, que desempenhou um papel crucial no desenvolvimento sustentável da região.
Ezechias Heringer se tornou conhecido por sua dedicação à conservação da natureza e à educação, tendo sido um dos pioneiros no estudo do Cerrado e suas orquídeas. O trabalho dele está imortalizado no Parque Ecológico Ezechias Heringer, que abriga centenas de plantas, entre árvores, arbustos, flores, trepadeiras e cerca de 100 espécies de orquídeas catalogadas.
O espaço é refúgio para espécies de répteis, pequenos roedores e diversos tipos de pássaros. A área onde está localizado o parque foi um dos espaços do DF em que Ezechias mais atuou, observando variedades raras de orquídeas típicas do Cerrado e nativas da região. Dentro do parque, há um orquidário que recebeu o nome da esposa de Ezechias, Barjout Mirray Heringer.
Celebração
O evento contará com a presença de suas filhas, Anajulia Heringer e Kelvia Heringuer, que vão compartilhar histórias sobre a vida e a obra do pesquisador. Haverá homenagens, discursos e atividades alinhadas aos ideais e valores defendidos por Heringer.
“A homenagem ao professor Ezechias Heringer é um momento de reflexão sobre a nossa responsabilidade com o meio ambiente”, afirma o secretário do Meio Ambiente e Proteção Animal, Gutemberg Gomes. “Ele foi um pioneiro na defesa do Cerrado, e seu legado nos inspira a continuar protegendo nossa rica biodiversidade. Esse evento é uma forma de reconhecer e agradecer sua contribuição inestimável para o Distrito Federal e para a conservação ambiental.”
*Com informações da Sema-DF