Meio Ambiente

Ibama transporta araras-azuis-de-lear resgatadas na África para criadouro conservacionista

9 de abril de 2024

As aves, de espécie ameaçada de extinção, haviam sido repatriadas em fevereiro no Togo

Ibama

2024-04-09_araras_azuis_de_lear_Ibama.jpg

Brasília (09/04/2024) – Equipe do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) de São Paulo transportou 12 araras-azuis-de-lear (Anodorhynchus leari) da área de quarentena sanitária para um criadouro conservacionista. Essas aves, resgatadas por profissionais da autarquia em fevereiro no Togo (África Ocidental), agora têm uma chance de recomeço em solo brasileiro.

 

2024-04-09_anilhas.jpeg
Servidores e anilhas utilizadas nas araras

No quarentenário localizado no interior de São Paulo, em colaboração com servidores do Ministério da Agricultura e Pecuária e da Polícia Federal, as araras passaram por avaliação veterinária, anilhamento (técnica de marcação individual com anéis numerados), coleta de penas e sangue. Esses procedimentos visam garantir a segurança das aves e podem fornecer informações valiosas para combater a nova rota do tráfico internacional de animais silvestres.A nova casa provisória das aves (a natureza é o verdadeiro lar), um criadouro científico autorizado pelo Ibama situado no interior de Minas Gerais, as araras imediatamente reconheceram e comeram frutos da palmeira licuri, principal alimento na região em que elas se distribuem naturalmente. Esse comportamento é mais um indício de que as aves foram capturadas da natureza em sua área de distribuição natural.

Nos próximos 60 dias, os animais receberão um rigoroso acompanhamento veterinário, com exames e avaliações periódicas. Em seguida, as aves passarão por atividades de reabilitação, visando prepará-las para a reintrodução à área em que a espécie é endêmica.

Araras protegidas

 

2024-04-09_Araras_Ibama
Arara-azul-de-Lear (Anodorhynchus leari)

A arara-azul-de-lear é uma espécie de importância fundamental, visto que são animais protegidos pela Convenção sobre Comércio Internacional das Espécies da Flora e Fauna Selvagens em Perigo de Extinção (Cites, na sigla em inglês), da qual o Brasil é signatário. Além disso, essas aves fazem parte da Portaria nº 148/2022 do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, referente à Lista Nacional de Espécies Ameaçadas de Extinção. 

Segundo informações da União Internacional para a Conservação da Natureza (CICN), existem por volta de 1.700 indivíduos adultos da espécie Anodorhynchus leari. A proteção de animais ameaçados e considerados carismáticos por atraírem a atenção das pessoas, conhecidos como espécies bandeira, pode favorecer a captação de recursos, incrementar o turismo sustentável e estimular a criação de áreas protegidas na região, possibilitando a existência de um importante mosaico de Unidades de Conservação na Caatinga baiana.

Na mesma operação de repatriação das araras-azuis-de-lear, foram resgatados 17 micos-leões-dourados. Os primatas foram para o Centro de Primatologia do Rio de Janeiro, que atua na manutenção e reprodução, bem como eventual reintrodução na natureza das espécies da Mata Atlântica.

Assessoria de Comunicação do Ibama

61 3316-1015