Parque Nacional

Instituto Chico Mendes convida sociedade para debater a criação do Parque Nacional do Albardão, no RS

16 de abril de 2024

Audiências públicas acontecem nos dias 29 e 30 de abril, em Rio Grande e Santa Vitória do Palmar

ICMBio

0 SITE.jpg

– Foto: Acervo ICMBio

OInstituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) realizará duas consultas públicas nos dias 29 e 30 de abril, nos municípios de Santa Vitória do Palmar e Rio Grande (RS), com o objetivo de debater o processo de criação do Parque Nacional Marinho de Albardão, no Rio Grande do Sul. A iniciativa visa promover a integração do processo com a comunidade local, órgãos ambientais, entidades públicas, associações de moradores, proprietários de terras e representantes dos setores produtivos.

A futura unidade de conservação federal ocupará aproximadamente 1,6 milhões de hectares, sendo a maioria em ambiente marinho e apenas 21 mil hectares em ambiente terrestre. A região é o lar de diversas espécies, incluindo três tipos de tartarugas marinhas (tartaruga-verde, tartaruga-cabeçuda e tartaruga-de-couro), além de dez espécies de mamíferos marinhos como a baleia-franca, o golfinho-nariz-de-garrafa, a toninha, leões e lobos-marinhos, e animais ameaçados como o cação-anjo, o cação-listrado, o tubarão-martelo e outras 18 espécies.

Foto: Acervo ICMBio

A área também possui uma rica biodiversidade de aves marinhas e costeiras (15 espécies) e de aves pelágicas (27 espécies), tanto residentes quanto migratórias, além de espécies terrestres costeiras e lagunares. Entre os mamíferos terrestres que habitam a praia isolada do futuro parque estão o tuco-tuco-da-praia e o graxaim, enquanto répteis e anfíbios incluem o sapo-da-duna e a lagartixa-da-areia. Vale lembrar que o nome Albardão faz referência ao farol presente na área desde 1909.

A região é considerada de extrema importância desde 2004, de acordo com o mapa do MMA de “Áreas Prioritárias para a Conservação”. Em 2005, foi destacada como fundamental para a conservação dos tubarões e raias do Brasil, e em 2008, o Conselho Nacional da Reserva da Biosfera apontou a necessidade de proteger a área por meio de uma unidade de conservação.


Participe das audiências públicas:
 

29 de abril de 2024 – Município de Rio Grande-RS – às 14h, na Universidade Federal de Rio Grande – Campus Carreiros, Av. Itália km 8, bairro Carreiros, Rio Grande, RS, CEP: 96203-900. 

30 de abril de 2024 – Município de Santa Vitória do Palmar–RS – às 14h, no Auditório do LaTur FURG – Campus Santa Vitória do Palmar, Rua Glicério P. de Carvalho, 303, Santa Vitória do Palmar, RS, CEP: 96230-000.

As informações técnicas sobre a proposta de criação do Parque Nacional do Albardão-RS estão na página do ICMBio, no link: https://www.gov.br/icmbio/pt-br/acesso-a-informacao/participacao-social/lista-de-consultas-publicas

Dúvidas devem ser encaminhadas por e-mail para: [email protected] ou por correspondência para o endereço: Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade – Diretoria de Criação e Manejo de Unidades de Conservação – DIMAN – Coordenação de Criação de Unidades de Conservação – COCUC; EQSW 103/104, Bloco D, Complexo Administrativo, Setor Sudoeste – Brasília/ DF; CEP: 70.670-350; IARA VASCO FERREIRA – Diretora.

Foto: Acervo ICMBio