PARQUE NACIONAL

Jornalistas serão capacitados em Manejo Integrado do Fogo na Chapada dos Guimarães

3 de abril de 2024

Oficina promovida pelo Instituto Chico Mendes com apoio do Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) e USAID irá apresentar e demonstrar práticas sobre queima prescrita e incêndios florestais

Comunicação ICMBio

parna_chapadadosguimaraes_Zig Koch-195SITE.jpg

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães – Foto: Zig Koch

No dia 22 de abril, o Dia Internacional da Terra, o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com apoio do Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS) e da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) promoverá uma oficina para jornalistas sobre prevenção e combate a incêndios florestais.  

O evento, que será realizado no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, tem como objetivo apresentar para a imprensa as principais técnicas utilizadas na prevenção e combate a incêndios florestais por meio do manejo integrado do fogo (MIF). A oficina faz parte das atividades de comemoração do 35º aniversário do Parque. Com duração de um dia, a programação está dividida entre a parte teórica e prática.  

Durante a manhã, jornalistas irão aprender como funcionam as queimas prescritas e seus benefícios para a natureza. Também vão conhecer como é o trabalho de brigadistas e como os combates são realizados nas áreas protegidas.  

No período da tarde, os participantes vão a campo participar de uma atividade de “show and tell” (mostrar e contar), onde brigadistas irão demonstrar como se realiza a queima prescrita com a brigada do ICMBio do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.  

A equipe irá explicar a importância desta prática para a prevenção de incêndios severos e quais os impactos positivos para a proteção do parque nos últimos anos. 

Todas as atividades poderão ser gravadas e haverá um momento para a imprensa realizar entrevistas com a equipe do Instituto Chico Mendes. 


Cooperação internacional 

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães é um sítio demonstrativo de ações, ferramentas e boas práticas da cooperação entre o ICMBio e USFS, com apoio da USAID, desde 2021. Em 2023, foi elaborado um programa de comunicação sobre queima prescrita, além de oficinas e capacitações em trilhas, comunicação sobre o fogo, interpretação ambiental e manejo integrado do fogo. 

A cooperação internacional com o Governo Brasileiro busca compartilhar conhecimentos e ferramentas sobre prevenção e manejo de fogo, gestão de áreas protegidas, governança e uso sustentável dos recursos naturais por meio do programa de Manejo Florestal e Prevenção de Incêndios no Brasil.  

Histórico do Fogo no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães 

No ano de 2023, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães realizou o manejo de 3.626 hectares. A área atingida por incêndios foi de apenas três hectares. Para efeitos de comparação, no ano de 2022, cerca de 550 hectares foram atingidos por incêndios. Em anos anteriores a 2017, antes da adoção do manejo integrado do fogo, incêndios chegaram a queimar mais de 14 mil hectares. O último grande incêndio ocorreu em 2019, quando o fogo atingiu mais de 6,6 mil hectares no interior da unidade de conservação federal.

Serviço 

OFICINA PARA JORNALISTAS SOBRE O MANEJO INTEGRADO DO FOGO NO PARQUE NACIONAL DA CHAPADA DOS GUIMARÃES 

Quando: Segunda-feira (22/04/2023)  

Onde: Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (Rod. Emanuel Pinheiro, s/n – Km 50) 

Horário: das 9h às 18h

VAGAS LIMITADAS 

Para participar, os interessados devem preencher formulário neste link até o dia 09 de abril (sexta-feira). 

Os participantes devem estar na sede do Parque Nacional dos Guimarães no dia 22 de abril, às 9h. Será fornecido almoço, lanches, material de campo (EPIs) e transporte no interior do parque para os participantes. A programação encerra às 18h. 

A programação prevê atividades em campo, sendo necessário bom preparo físico para participação. Não recomendável para pessoas com alguma dificuldade de locomoção. 

Estarão presentes autoridades do Instituto Chico Mendes disponíveis para entrevistas e produção de material exclusivo.