Luís Eduardo Magalhães

Luís Eduardo Magalhães é Palco de Análise Profunda no Rally da Safra 2024

5 de abril de 2024

Evento Técnico traz André Pessôa da Agroconsult para Discutir Tendências e Perspectivas do Mercado de Grãos

Luís Eduardo Magalhães sediou o evento técnico inaugural do Rally da Safra, com André Pessôa, CEO da Agroconsult, discutindo a safra e o mercado de grãos

Nesta quinta-feira, 4 de abril, às 18h, o Rally da Safra iniciou seu primeiro evento técnico de 2024 sob o tema “Condições da safra brasileira e o mercado de grãos”. O encontro teve lugar em Luís Eduardo Magalhães, no Clube Rio das Pedras (Av. Paraíso, Chácara 16 – Jardim Paraíso), com o CEO da Agroconsult, André Pessôa. As inscrições foram gratuitas através do link: https://bit.ly/Rally2024LEM

Realizado pela Agroconsult, o Rally da Safra percorreu 15 estados (MT, RO, GO, MG, MS, PR, SC, SP, RS, MA, PI, TO, BA, PA e DF) durante as fases de desenvolvimento e colheita de soja, entre janeiro e março. A expedição continuará em maio e junho, com seis equipes avaliando as lavouras de milho segunda safra. As áreas visitadas correspondem a 97% da área de produção de soja e 72% da área de milho.

Após concluir a etapa da soja na última semana de março, a Agroconsult atualizou a área da safra 2023/24 para 46,4 milhões de hectares – um aumento de 753 mil hectares em relação à última projeção. A estimativa de produção foi elevada para 156,5 milhões de toneladas (em comparação com 152,2 milhões de toneladas na última projeção), com uma produtividade média estimada de 56,2 sacas por hectare. A consultoria também ajustou as produtividades em alguns estados, aumentando a estimativa na Bahia de 60 para 63,8 sacas por hectare.

“André Debastiani, coordenador do Rally da Safra, explica: ‘Ao longo dos últimos 20 anos do Rally da Safra, estivemos muito focados em realizar análises de campo com rigor metodológico para oferecer as melhores informações sobre a produtividade em cada uma das regiões do Brasil. No entanto, a produtividade é apenas um dos fatores de produção. Há três anos, definimos o objetivo de incluir na metodologia do Rally a validação da área plantada através de imagens de satélite. Investimos então na implementação do Cropdata, uma ferramenta de análise de safra que utiliza algoritmos para analisar, processar e classificar imagens de satélite’.”

Na sua 21ª edição, o Rally conta com o patrocínio do Santander, OCP Brasil, BASF, Credenz, Soytech, Biotrop, Serasa Experian e JDT Seguros. De abril a maio, técnicos da Agroconsult e das empresas patrocinadoras visitarão produtores rurais nas regiões da BR-163, no Mato Grosso, no Sudoeste de Goiás, no Planalto do Rio Grande do Sul e Oeste do Paraná. Além de Luís Eduardo Magalhães, eventos técnicos serão realizados em Não-Me-Toque (RS), Cascavel (PR) e Rio Verde (GO).

Comparando com os números da Conab, as novas estimativas da Agroconsult para a safra 23/24 indicam um aumento de 707 mil hectares na área plantada na região Centro-Oeste, 445 mil hectares na região Sudeste, 78 mil hectares no Sul e 59 mil hectares no Nordeste, totalizando uma diferença de 1,2 milhão de hectares. Apenas a região Norte teve um ajuste de 39 mil hectares a menos do que os dados oficiais.

Em relação à produção de soja 23/24, os dados apontam aproximadamente 10 milhões de toneladas a mais em relação à Conab. Desse total, 5,4 milhões de toneladas resultam das diferenças nas produtividades estimadas para os estados e 4,2 milhões de toneladas referem-se às diferenças nas estimativas de área plantada.

“André Debastiani explica: ‘Com os ajustes na área plantada, conseguimos atingir o objetivo inicial do Rally de reduzir a assimetria de informações do mercado. Apesar de esta nova área ser uma novidade para grande parte do setor, muitos já estavam trabalhando com áreas e volumes de produção maiores, como é o caso de várias tradings de soja que usam a mesma metodologia para gerar suas estimativas’.”