Agricultura

Moradores da Resex Médio Juruá são inscritos no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar

3 de abril de 2024

A ação itinerante visa dar acesso às políticas públicas de subvenções para os produtos agroextrativistas às comunidades da UC e de seu entorno

Comunicação ICMBio

c315d80d-fd73-49c2-9b62-4b48f9b0c9c1SITE.jpg

– Foto: Risonete Campelo, Alessandro Araújo, Diego Lima, Diego Lima e Marcos Santos

Cerca de 700 famílias extrativistas do município de Carauari/AM, de 50 comunidades da Reserva Extrativista do Médio Juruá e do entorno da unidade de conservação, foram cadastradas no Cadastro Nacional da Agricultura Familiar-CAF. A ação viabiliza a obtenção de subvenções estatais, que proporcionam melhora substantiva nos preços obtidos pelos extrativistas na comercialização de seus produtos para o poder público, tais como borracha e pirarucu de manejo. 

As subvenções são uma forma de valorar os serviços ambientais prestados pelas populações tradicionais através das atividades econômicas sustentáveis que desenvolvem, previstas na Política de Garantia de Preços Mínimos para produtos da sociobiodiversidade (PGPMBio).  

Além da evolução nas cadeias produtivas da sociobiodiversidade, com incremento na renda das famílias extrativistas, o cadastramento realizado também visa o acesso a direitos previdenciários e benefícios sociais voltados a trabalhadores rurais.  

“Todos os cadastros foram feitos nas comunidades tradicionais como forma de atender diretamente todos os agroextrativistas da região que têm dificuldades logísticas para a emissão desse documento na cidade de Carauari/AM”, explica o analista ambiental David Franklin, da Resex Médio Juruá. 

A atividade foi realizada pelo ICMBio em parceria com o Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Amazonas – IDAM, Secretaria Estadual de Meio Ambiente – SEMA, Associação dos Produtores Rurais de Carauari – ASPROC, Instituto Juruá, Cooperativa Mista de Desenvolvimento Sustentável e Economia Solidária da Resex do Médio Juruá – CODAEMJ e Associação dos Moradores Agroextrativistas da RDS Uacari – AMARU. 

O cadastramento foi realizado em duas etapas, a primeira ocorreu no período de 25/02 a 10/03 e continua em curso uma atividade complementar entre os dias 26/03 e 06/04 para cadastrar comunidades que ficaram de fora e atingir todo o público da Resex do Médio Juruá. No interior da Resex, foram cadastradas famílias das comunidades: Gumo do Facão, Novo Horizonte, Pupuaí, Nova Esperança, Roque, Fortuna, Fazendinha, Maria Monteiro, Imperatriz, Estirão de São José, Nova União, Ever, São Raimundo, Santo Antônio da Resex, Manariãn, Boa Vista do Tó, Morada Nova e Tabuleiro. 

Foto: Risonete Campelo, Alessandro Araújo, Diego Lima, Diego Lima e Marcos Santos