Parque Nacional

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães celebra 35 anos

14 de abril de 2024

Data é marcada por investimentos em infraestrutura para visitação e pela realização de atividades em colaboração internacional

ICMBio

parna_chapadadosguimaraes_Zig Koch-197 SITE.jpg

Parque Nacional da Chapada dos Guimarães – Foto: Zig Koch

Considerado um dos parques nacionais mais visitados do país, com mais de 147 mil visitas em 2023, o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães (MT) celebra hoje 35 anos desde sua criação, em 12 de abril de 1989. A unidade está entre as 338 unidades de conservação federais gerenciadas pelo Instituto Chico Mendes (ICMBio) e representa uma área natural do Cerrado, o segundo maior bioma brasileiro. 

Para fortalecer ainda mais suas atividades de conservação e promover o turismo sustentável, o Parque receberá investimentos significativos nos próximos 30 anos, totalizando cerca de R$ 218 milhões em infraestrutura e serviços de apoio à visitação, provenientes da concessionária Parques Fundo de Investimento em Participações em Infraestrutura.  

concessão ampliará as condições de visitação, oferecendo mais atrativos, segurança, acessibilidade e práticas de ecoturismo, além de apoiar pesquisas científicas e atividades de conservação ambiental, beneficiando as comunidades locais com geração de empregos e renda.

“O Parque está entre os mais importantes do Brasil, atraindo visitantes de todo o mundo e do país. Celebrar os 35 anos e desejar que os próximos sejam bem-sucedidos é uma oportunidade para destacar a importância da unidade não só para o Brasil, mas também para a região e para a população dos municípios vizinhos. Acredito que nos próximos 35 anos veremos um ambiente ainda mais fortalecido”, comemora o presidente do ICMBio, Mauro Pires.  

A unidade foi criada para proteger amostras dos ecossistemas locais e assegurar a preservação dos recursos naturais, proporcionando uso adequado para visitação, educação e pesquisa. Com 32,6 mil hectares, sua paisagem mais conhecida é a Cachoeira do Véu de Noiva, formada pelo rio Coxipó. O Morro de São Jerônimo, as veredas do Rio Claro, a Cidade de Pedra e o Circuito das Cachoeiras também estão entre os atrativos mais visitados.

 

Cooperação internacional 

Desde 2021, o Parque Nacional tem se destacado como um exemplo de cooperação internacional entre o ICMBio e o Serviço Florestal dos Estados Unidos (USFS), com apoio da Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID). Em 2023, essa parceria resultou no desenvolvimento de um programa abrangente, incluindo comunicação sobre queima prescrita, oficinas e capacitações em trilhas, interpretação ambiental e, crucialmente, manejo integrado do fogo.

No mês de celebração dos 35 anos, o Parque está promovendo uma Capacitação em Manejo Integrado do Fogo exclusiva para jornalistas. Agendada para o próximo dia 22 de abril, a iniciativa vai apresentar à imprensa as principais técnicas utilizadas na prevenção e combate a incêndios florestais, através do manejo integrado do fogo (MIF), uma das atividades de prevenção a incêndios florestais realizadas na unidade.

Essa colaboração internacional busca compartilhar conhecimentos e ferramentas relacionados à prevenção e manejo de incêndios florestais, gestão de áreas protegidas, governança e uso sustentável dos recursos naturais, por meio do programa de Manejo Florestal e Prevenção de Incêndios no Brasil.

O Parque Nacional da Chapada dos Guimarães não apenas celebra as conquistas passadas, mas também se prepara para o futuro. Com investimentos crescentes e parcerias nacionais e internacionais, a unidade busca consolidar sua posição como símbolo da biodiversidade brasileira.

 

Foto: Cecílio Pinheiro
Foto: Cecílio Pinheiro