Parque Nacional

Parque Nacional de Superagui completa 35 anos

25 de abril de 2024

Para celebrar a data, Gestão da Unidade de Conservação preparou uma semana de atividades e eventos que acontecerão entre os dias 22 e 26 de abril para relembrar a importância da valorização do Parque

016_parna_superagui_Victor CarvalhoSITE.jpg

Parque Nacional de Superagui – Foto: Victor Carvalho

Criado em 25 de abril de 1989, o Parque Nacional de Superagui abrange cerca 33.988 hectares e está localizado no território da Grande Reserva Mata Atlântica, sendo a única Unidade de Conservação de Proteção Integral que protege ambientes de praias arenosas no Paraná. Administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o parque visa proteger a flora e a fauna locais, e promover a pesquisa científica e o ecoturismo responsável.  

O Parque Nacional de Superagui encanta com a sua extensa faixa de manguezais, que desempenha um papel fundamental na proteção da costa contra erosão e na manutenção da qualidade da água. Além dos manguezais, o parque também inclui praias intocadas e florestas tropicais, proporcionando um habitat diversificado para uma ampla variedade de espécies animais e vegetais.  

O Parque abriga várias espécies ameaçadas de extinção e protege a maior população de mico-leão-da-cara-preta do Brasil. A espécie só ocorre no bioma Mata Atlântica e está ameaçada de extinção.  As Ilhas do Pinheiro e Pinheirinho, na baía dos Pinheiros, também integram o Parque Nacional do Superagui e compõe os principais dormitórios do papagaio-da-cara-roxa (Amazona brasiliensis), considerada uma espécie vulnerável (VU) na Lista de Espécies de Aves pertencentes à Fauna Silvestre Ameaçadas de Extinção no Estado do Paraná. O local também abriga comunidades caiçaras que preservam suas tradições, como a pesca artesanal, os festejos de fandangos e a produção da cachaça de cataia (espécie nativa). 

Foto: Marcelo Bresolin

O turismo responsável é incentivado no Parque Nacional de Superagui, com visitantes podendo aproveitar de atividades como trilhas, observação de pássaros, passeios de barco pelos manguezais e mergulho nas águas cristalinas do litoral. Essas atividades oferecem aos visitantes a oportunidade de apreciar a beleza natural e contribuir para a preservação do local. 

Para celebrar a data e valorizar a importância do Parque, o ICMBio preparou uma programação com foco na preservação e com atividades abertas ao público. Com exposição fotográfica, audiência pública e limpeza das praias. 

Programação:  

Exposição fotográfica: Entre os dias 22 e 26 de abril ocorre na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP), uma exposição fotográfica celebrando os 35 anos do Parque Nacional de Superagui, registrados pelos fotógrafos Bruno Santos, Daniel Caron, João Urban, Lineu Filho, Lucas Pontes, Paulo Chaves, Orlando Azevedo e Zig Koch. Serão 20 imagens, que vão mostrar aspectos culturais das comunidades tradicionais, paisagens e a fauna e flora da unidade de conservação. A exposição é aberta ao público, gratuita e estará exposta no Centro Cultural da ALEP, das 9h às 18h. 

Coleta de lixo na praia: No dia 25 de abril, dia oficial do aniversário do Parque, na Ilha de Superagui, a partir das 08h, acontece um mutirão de coleta de lixo na Praia Deserta, com encontro na base do parque. Depois, os participantes se reúnem para um almoço e às 14h acompanhar a entrega de lixeiras e pontos de coleta de lixo na Barra de Superagui. A partir das 15h, podem realizar uma trilha e participar da inauguração de pontes. Às 16h, a programação termina com um café caiçara no ACDOV, na comunidade da Barra do Superagui, e festa com fandango, dança típica da cultura caiçara.  

Audiência pública: No dia 10 de maio, uma audiência pública remota e presencial sobre a temática dos direitos ambientais e sociais no Parque Nacional do Superagui acontece no auditório do CCJ da Assembleia Legislativa do Paraná. O momento é aberto ao público e inicia às 09h.