Luis Eduardo Magalhães

Vazamento de Efluentes no Rio das Pedras: Análises do Inema Descartam Risco para Abastecimento

17 de abril de 2024

Estudo da UFOB Aponta Estabilidade da Qualidade da Água em Luis Eduardo Magalhães, Bahia

O Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) divulgou recentemente que o vazamento de efluentes no Rio das Pedras, localizado em Luis Eduardo Magalhães, no Oeste da Bahia, não representa um risco iminente ao abastecimento e à balneabilidade dos rios da região. Essa conclusão foi alcançada após análises realizadas pela Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), que apontaram para condições de estabilidade da qualidade das águas.

O vazamento, resultado das intensas chuvas das últimas semanas, ocorreu devido ao rompimento e extravasamento de um canal de efluentes líquidos de uma empresa agropecuária local. O Inema prontamente mobilizou uma equipe de fiscalização para monitorar a situação na bacia do Rio das Pedras, que se estende entre os municípios de Luís Eduardo Magalhães e Barreiras.

A empresa responsável pelo canal foi notificada e tomou medidas imediatas para interromper o fluxo de efluentes, solucionando o extravasamento. No entanto, até o momento, não foi divulgado se a empresa enfrentará alguma sanção pelo incidente.

Em relação à possibilidade de novos extravasamentos devido a condições climáticas adversas, o Inema não emitiu uma declaração definitiva. A entidade governamental está em constante monitoramento da região e, em caso de qualquer preocupação ambiental, encoraja a população a reportar através do Disque Denúncia pelo número 0800-071-1400 ou pelo e-mail [email protected].

As análises minuciosas realizadas pela UFOB revelaram que tanto as águas dos balneários no Rio das Pedras e no Rio de Ondas, quanto as águas potáveis distribuídas em Barreiras, mantêm-se em condições estáveis de qualidade. Isso reforça a posição do Inema de que o vazamento não representa uma ameaça imediata à saúde pública ou ao meio ambiente local.

A comunidade local é encorajada a permanecer vigilante e a colaborar com as autoridades ambientais, garantindo a preservação desses recursos naturais vitais para a região. O Inema permanecerá atento à situação, assegurando a continuidade da fiscalização e a proteção dos corpos hídricos da região oeste da Bahia.