Segurança alimentar

‘ARCA DE NOÉ’ DAS SEMENTES

2 de maio de 2024

A Noruega guarda uma preciosidade. O imponente e impenetrável Banco Mundial de Sementes, com mais de 1 milhão de amostras, debaixo de uma montanha de gelo a menos 18ºC.

Silvestre Gorgulho

O nome correto é Svalbard Global Seed Vault ou Banco Mundial de Sementes. Essa ‘Arca de Noé’ das espécies vegetais, é um complexo em concreto, construído a 100 metros dentro de uma montanha coberta de gelo. Um verdadeiro tesouro para a humanidade. Situada na ilha de Svalbard, entre o Polo Norte e a Noruega, o complexo tem por finalidade salvaguardar a biodiversidade das espécies vegetais de todas as partes do mundo. O objetivo é um só: evitar a extinção de plantas, leguminosas, grãos como arroz, feijão, milho, cebola, pimentas, cucurbitáceas e outras. As principais cucurbitáceas são hortaliças e pertencem aos gêneros Cucumis (melão e pepino), Cucurbita (abóboras) e Citrullus (melancia). O local é tão enigmático que já foi cenário da série “Noite Adentro” (2020/Netflix), quando um grupo, diante de uma catástrofe mundial, viaja para lá na expectativa de encontrar comida.

 

Banco Mundial de Sementes guarda uma das maiores riquezas da humanidade

Certamente poucos sabem que a distante ilha de Svalbard, entre a Noruega e o Polo Norte, abriga uma grande estrutura de concreto construída a 100 metros dentro de uma montanha coberta de gelo permanente, que tem por finalidade salvaguardar a biodiversidade das espécies vegetais do mundo inteiro e, assim, evitar sua extinção.

Também conhecido como a “Arca de Noé”, o Svalbard Global Seed Vault (Banco Mundial de Sementes) é um enorme depósito de sementes, que constitui tanto um patrimônio cultural como um bem comum a humanidade. Mais de 1 milhão de espécies de sementes do mundo todo estão guardadas nesse cofre, construído para resistir a desastres climáticos e até explosões nucleares.

Bancos Ativos de Germoplasma de todos os países enviam espécies vegetais para o Banco Mundial de Sementes de Svalbard. Nos últimos anos, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) mandou mais de 4 mil sementes de diversas variedades entre elas arroz, feijão, milho, cebola, pimentas e cucurbitáceas, que são melancia, pepino, abóboras, entre tantas outras.

A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia – Cenergen – é uma das 47 unidades de pesquisa da Embrapa. O Cenargen foi criado em 22 de novembro de 1974 e inaugurado pelo então ministro Alysson Paolinelli.

Na década de 1980, o Cenargen passou a atuar também em biotecnologia agropecuária e em controle biológico de pragas, passando a se chamar Centro Nacional de Pesquisa de Recursos Genéticos e Biotecnologia.  Nos anos de 90, com o avanço das pesquisas em biologia molecular, a Unidade incorporou às suas atividades o sequenciamento de genomas estrutural e funcional, na busca de genes de importância estratégica para espécies agrícolas, além de técnicas de transformação genética de plantas e clonagem na raça bovina.

A criação da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia atendeu a uma conscientização científica mundial sobre a importância dos recursos genéticos, consolidada a partir da Primeira Conferência Mundial sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada em Estocolmo, na Suécia, em 1972.

MISSÃO DO CENARGEN

  • Conservar, enriquecer e estimular o uso dos recursos genéticos
  • Desvendar características e agregar valor aos recursos genéticos
  • Desenvolver tecnologias com foco em recursos genéticos
  • Promover o intercâmbio seguro de germoplasma e gerar tecnologias com foco em fitossanidade.

Banco genético: câmaras geladas garantem a alimentação do futuro. As pesquisas desenvolvidas pela Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia na área vegetal ao longo de quase quatro décadas levaram à formação do maior banco genético do Brasil e um dos maiores do mundo, com mais de 130 mil amostras de sementes de aproximadamente 960 espécies de importância socioeconômica conservadas a 20ºC abaixo de zero. (fotos: Embrapa)

Coleção batatas: tubos de ensaios guardam gens em bancos ativos de germoplasma