Meio Ambiente

Ibama promove 2° Ciclo do Plano de Ação Nacional Conservação de Quelônios Amazônicos

20 de maio de 2024

Cerimônia de abertura será realizada nesta segunda-feira (20), com participação de pesquisadores e servidores de instituições de conservação de espécies.

Comunicação do Ibama

2024-05-17_Ibama_promove_2_Ciclo_do_Plano_de_Acao_Nacional_Conservacao_de_Quelonios_Amazonicos

Brasília (17/05/2024) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) sediará, nos próximos dias 20 a 24 de maio, a oficina de elaboração do 2° Ciclo do Plano de Ação Nacional de Conservação Quelônios Amazônicos (PAN Quelônios). O evento terá cerimônia de abertura nesta segunda-feira (20), na sede, em Brasília (DF), e reunirá os principais pesquisadores sobre quelônios do país, além de servidores do Instituto e de outras entidades brasileiras que pesquisam e atuam na área de conservação e monitoramento.

O PAN é uma iniciativa criada a partir da necessidade de debater e estruturar ações efetivas de conservação em todas as esferas, contando com a participação do Ibama, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e das comunidades inseridas nas áreas de atuação do Plano.

O primeiro ciclo do PAN Quelônios teve vigência até 2020. O segundo ciclo, que atrasou em decorrência da pandemia, inicia em maio, terá duração de cinco anos.

Programa Quelônios da Amazônia (PQA)

Uma das ações de conservação ambiental é a realização de programas de conservação, como o Programa Quelônios da Amazônia (PQA), reinstitucionalizado ao Ibama pela Portaria nº 15 de 2013. Até 2023, foram manejados e soltos quase 110 milhões de quelônios por meio da iniciativa, tornando o PQA o maior programa de conservação de fauna em vida livre do Brasil.

Programas de conservação como esse são importantes para o ecossistema, pois são uma forma de garantir que espécies catalogadas como Quase Ameaçadas de Extinção não entrem na categoria de Ameaçadas. “Para essas espécies não adentrarem essa lista, elas necessitam de programas de conservação permanentes, tal qual o PQA.”, declara a coordenadora nacional do PQA, Edelin Ribas.

A abertura do evento será transmitida online e poderá ser acompanhada pelo YouTube, a partir das 14h (horário de Brasília).