Novo Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas oferece mais conteúdos e funcionalidades
14 de maio de 2024O lançamento oficial do programa acontecerá no dia 05 de junho
Parque Nacional da Furna Feia – Foto: Diego Bento
O novo Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas (Canie) acaba de ser lançado. O novo Canie, disponibilizado segunda-feira (06), foi desenvolvido pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas do Instituto Chico Mendes (ICMBio/Cecav) e está muito mais intuitivo e completo. Na base atual, constam 23.419 cavernas inscritas. O lançamento oficial do programa acontecerá no dia 05 de junho, durante uma apresentação que explicará sobre todas as novas funcionalidades.
A ferramenta reúne dados espeleológicos conhecidos, que se encontram dispersos entre diferentes fontes, tornando-se um instrumento de referência na busca de informações geoespaciais atualizadas. O novo sistema está mais intuitivo e entre suas novidades estão as possibilidades de gerar mais resultados em PDF, planilhas XLSX e arquivos para geoprocessamento, do tipo Shapefile.
Segundo o analista ambiental do ICMBio/Cecav, Júlio Ferreira, foi necessário interromper a utilização da versão antiga do Canie porque o erro encontrado poderia prejudicar os usuários do licenciamento ambiental. “O problema identificado era basicamente relacionado a um erro de programação ou a uma atualização no sistema de bancos de dados”, explicou.
O Cadastro Nacional de Informações Espeleológicas é parte integrante do Sistema Nacional de Informação do Meio Ambiente (SINIMA), instituído pela Resolução CONAMA N.º 347/2004 e desenvolvido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, apoiado no modelo conceitual-metodológico da Base CAVE do Serviço Geológico do Brasil (CPRM). O ICMBio/Cecav é o responsável pelo suporte técnico e pela sua gestão.
Acesse o sistema aqui.