conservação

Catálogo inédito de marcas revela diversidade da identidade visual das unidades de conservação federais

18 de junho de 2024

Como um álbum de figurinhas, publicação reúne quase 500 logomarcas das unidades, programas e ações do Instituto Chico Mendes

ICMBio

CATALOGO DE LOGOMARCAS_PRIMEIRA EDIÇÃO_pg dupla_12jun24_pages-to-jpg-0001 SITE.jpg

Catálogo de Logomarcas – Foto: Instituto Chico Mendes

OInstituto Chico Mendes lançou nesta terça-feira (11) um catálogo inédito de marcas que compõem a rede de unidades de conservação, programas e ações da instituição. A intenção é associar e reforçar a identidade do Instituto com a adoção de uma assinatura padrão que preserve o espaço da singularidade dos signos que compõem as diferentes marcas de unidades e projetos, criadas ao longo da história do Instituto. 

A publicação reúne cerca de 500 marcas de unidades de conservação federais, centros de pesquisa, programas, projetos, núcleos de gestão integrada, áreas de proteção ambiental, sistemas e eventos anuais promovidos pelo Instituto Chico Mendes. No catálogo, as marcas das unidades estão classificadas pelas categorias do Sistema Nacional de Unidade de Conservação (SNUC). 

Uma nova edição do catálogo deverá ser lançada a cada semestre, uma vez que existe mais de uma centena de marcas a serem criadas ou adaptadas ao novo padrão. 

O objetivo da iniciativa é garantir a uniformidade de criação e aplicação das marcas do instituto, o que faz da nova publicação a referência oficial e primária para uso das marcas do ICMBio em peças e espaços de divulgação.

O ICMBio tem investido no processo de padronização das suas unidades visando não apenas facilitar a construção de novas marcas como uniformizar o portfólio de marcas em termos de composição visual e tipologia.

Segundo o Presidente do Instituto Chico Mendes, Mauro Pires, “é uma grande satisfação ver o lançamento desse catálogo. O primeiro objetivo é que as pessoas conheçam mais o trabalho do instituto, e em segundo é a gente garantir uma certa uniformidade das marcas, afinal as unidades, os centros, os programas e projetos fazem parte do ICMBio”.

O Coordenador de Comunicação Social do Instituto, Ricardo Peng, explica que a equipe dedicou oito meses de trabalho para a produção dessa primeira edição do catálogo. “Tivemos que fazer um trabalho de pesquisa intenso, buscar em publicações e milhares de pastas e arquivos digitais, pois as marcas não estavam catalogadas”. Para ele, a criação do catálogo é um marco para o Instituto. “Agora temos uma publicação que deixa claro o tamanho e a diversidade da instituição, por meio de suas marcas. O desafio agora é conseguir criar e ajustar as marcas faltantes, para que um dia tenhamos todas as marcas padronizadas”.

 

.

O Catálogo de Marcas do Instituto Chico Mendes está disponível em formato digital (PDF) em duas versões: 

Versão página dupla

 

Versão página simples