Celebração do Dia Nacional do Meio Ambiente na Terra Indígena Rio das Cobras, no Paraná
6 de junho de 2024A 2ª Jornada da Natureza promoveu a semeadura de 3 mil quilos de pinhão e juçara
Brasília (05/06/2024) – Em celebração à 2ª Jornada da Natureza, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis no Paraná (Ibama/PR) participou da semeadura aérea de 3 mil quilos de sementes de duas espécies ameaçadas da Mata Atlântica: a palmeira juçara e a araucária. A ação foi realizada na Terra Indígena (TI) Rio das Cobras, com o tema “Semeando Vida para Enfrentar a Crise Ambiental”. O evento, que ocorre entre os dias 3 e 7 de junho, celebra o Dia Mundial do Meio Ambiente.
A ação contou com a presença de diversas autoridades, incluindo a ministra do Ministério dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, o secretário da Presidência da República, Márcio Macedo, e o superintendente do Ibama no estado do Paraná, Ralph Medeiros Albuquerque. Os participantes visitaram as instalações da Brigada Federal da Terra Indígena (Brif) Rio das Cobras, a primeira brigada indígena da região Sul do país, vinculada ao Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais do Ibama (Prevfogo/Ibama).
Segundo o superintendente do Ibama/PR, Ralph Albuquerque, “A iniciativa reforça o compromisso com a defesa do meio ambiente e a produção de alimentos saudáveis em harmonia com a natureza.”
Durante o evento, ocorreu também o início do plantio de dois hectares em Sistema Agroflorestal (SAF) Comunitário, com mudas nativas, erva-mate, araucária e mandioca, além da distribuição de 100 kits produtivos contendo ramas de mandioca, mudas e sementes.
A TI Rio das Cobras, a maior do Paraná, com 19 mil hectares, abriga 1.150 famílias das etnias Kaingang e Guarani. A programação da Segunda Jornada da Natureza é realizada em parceria com o MST, povos indígenas, Ibama, Incra, Embrapa, Universidade Federal da Fronteira Sul, CONAB, PRF, Itaipu Binacional e Caixa.
Entre as autoridades presentes estavam ainda a secretária-executiva da secretaria-geral da Presidência da República, Kelli Mafort; a ministra em exercício do Ministério do Desenvolvimento Agrário, Fernanda Machiaveli; o diretor do Departamento de Políticas de Gestão Ambiental Rural do Ministério do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Allan Milhomens; e o superintendente regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária no Paraná, Nilton Bezerra Guedes.