Embrapa e Emater/RS alinham ações para recuperação da agropecuária gaúcha
11 de junho de 2024Durante a reunião, os gestores da Embrapa fizeram a entrega simbólica de um kit de minibibliotecas
Instituições municipais, estaduais e federais se reuniram nesta segunda-feira (10), na sede da Emater/RS-Ascar, em Porto Alegre, para discutir esforços integrados de alinhamento estratégico em prol da recuperação ambiental e da capacidade agroprodutiva do Rio Grande do Sul. Durante o evento, as presidentes da Embrapa, Silvia Massruhá, e da Emater/RS, Mara Saafeld, compartilharam informações elaboradas pelas equipes técnicas das duas instituições para diagnóstico e promoção de iniciativas de curto, médio e longo prazo, envolvendo três etapas: ações solidárias, emergenciais e estruturantes, iniciadas em maio de 2024 até 2026.
A presidente da Emater destacou os esforços e o compromisso das equipes técnicas na elaboração do relatório diagnóstico elaborado pela instituição, publicado no dia 3 de junho. “Nós sabemos que desse diagnóstico saem políticas públicas de estado e nós temos que ter certeza do que estamos entregando”, afirmou.
Ela também reforçou a necessidade do trabalho em conjunto pelas entidades em benefício do povo gaúcho, destacando ainda o uso de estratégias já consolidadas, principalmente para recuperação do solo. “O mais importante para o produtor é o solo. Sem o solo, não temos como trabalhar”, completou.
A presidente da Embrapa, primeiramente, prestou solidariedade aos mais de 206 mil agricultores afetados. “Nosso papel como Empresa de Estado é atender a esses produtores rurais”, afirmou. Silvia reforçou ainda a articulação, desde o início da crise, com os sete centros de pesquisa da Região Sul do País: Embrapa Clima Temperado (Pelotas), Embrapa Pecuária Sul (Bagé), Embrapa Trigo (Passo Fundo), Embrapa Uva e Vinho (Bento Gonçalves), Embrapa Suínos e Aves (Concórdia), Embrapa Florestas (Colombo), Embrapa Pecuária Sul (Bagé) e Embrapa Soja (Londrina), cujos chefes-gerais também estiveram presentes ao evento.
Na sequência, ela antecipou a iniciativa Recupera Rural RS, também denominada “Céu, Sol, Sul, Terra e Cor”, que comporta uma série de ações para apoio à agropecuária gaúcha. Entre elas, mencionou a democratização do acesso à genética da Embrapa, a elaboração de zoneamentos de risco climático, a disponibilização do excedente da pesquisa e a realização de caravanas para transferência de tecnologias. “A ideia é trazer várias ações para que possamos trabalhar em conjunto. A união é que vai fazer a diferença”, completou.
Por fim, além de destacar a importância da parceria com a assistência técnica e a extensão rural, a presidente socializou o incentivo que tem sido feito à colaboração entre as Unidades da Embrapa, fazendo referência às Plataformas Colaborativas que já estavam sendo trabalhadas para o desenvolvimento de tecnologias adaptadas à mudança climática, com foco também em prognóstico.
Leia também
Escolas gaúchas atingidas por enchentes recebem publicações da Embrapa
Embrapa participa de Gabinete Itinerante do Mapa em Lajeado e Encantado
Apresentações técnicas
O diretor-técnico da Emater/RS, Claudinei Baldissera, apresentou os impactos causados pelas chuvas e cheias extremas na agricultura do estado, divulgados no boletim Evento Adverso publicado no início de junho, relativo ao período de 30 de abril a 4 de maio. O levantamento aponta mais de 206 mil empreendimentos afetados, nos 78 municípios em estado de calamidade pública e 340 em situação de emergência.
O levantamento ainda inclui mapeamento de danos em infraestrutura, impacto em abastecimento de água e perdas em produção primária, como grãos, fruticultura, olericultura, floricultura, pastagens, produção animal e produção leiteira e produção florestal. Além disso, o relatório apontou perdas de fertilidade e solos por erosão hídrica em 2,7 milhões de hectares, em 405 municípios.
Ações solidáriasO diretor de Pesquisa e Inovação (DEPI) da Embrapa, Clenio Pillon, destacou alguns pontos que compõem a inciativa Recupera RS: Doação dos excedentes da pesquisa Embrapa Agrossilvipastoril 1.200 kg arroz e 350 kg feijão-caupi
Ações emergenciais
Ações estruturantes
|
Captação de recursos
|
EncaminhamentosAo final da reunião, foi proposta a realização de uma oficina de trabalho com representantes das entidades públicas presentes, de forma a reforçar a integração de ações entre as instituições de pesquisa, ensino e Ater, bem como para o detalhamento de atividades a serem priorizadas em cada programa. A proposta apresentada pela Embrapa foi encaminhada à Casa Civil, visando compor as ações federais para o RS, bem como embasar a captação de recursos para custeio e investimentos necessários à sua implementação. Essa proposta foi apresentada à equipe do Ministro Paulo Pimenta, Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, na presença do diretor Pillon, da diretora de Negócios (DENE), Ana Euler, e dos gestores das Unidades da Região Sul, visando integrá-la às outras ações do governo federal no estado, além de reforçar a importância do aporte de recursos ao Programa Recupera RS. Ainda durante o evento, foi realizada a entrega simbólica de uma minibiblioteca da Embrapa à Emater/RS. O kit foi entregue pela presidente Sílvia, e pelos diretores Pillon e Ana Euler, à presidente da Emater/RS e ao diretor-técnico da Instituição, Claudinei Baldissera. Também participaram do ato de abertura o secretário-adjunto de Desenvolvimento Rural do Rio Grande do Sul, Lindomar Moraes; o secretário-adjunto de Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Márcio Madalena; e o deputado federal Elvino Bohn Gass (PT-RS). |
Francisco Lima
Embrapa Clima Temperado
Fernanda Diniz
Superintendência de Comunicação (Sucom)
Maria Clara Guaraldo
Superintendência de Comunicação (Sucom)
Contatos para a imprensa
[email protected]