FIRE-ADAPT promove encontro internacional para debater avanços na Gestão Integrada do Fogo no Brasil
22 de junho de 2024Evento destaca políticas de Manejo Integrado de Fogo e visitas aos biomas Cerrado e Pantanal
– Foto: Camila Saldanha/CCOM
Entre os dias 11 e 28 de junho acontecerá o FIRE-ADAPT – Study Hub, um evento de estudo científico que reunirá especialistas de dez países, técnicos e membros de comunidades tradicionais para discutir os avanços significativos que o Brasil alcançou no combate a incêndios florestais ao longo dos últimos 35 anos. O foco são as políticas de Manejo Integrado de Fogo implementadas nos últimos 15 anos.
Participam cientistas de nove países, sendo: Brasil, Colômbia, Estados Unidos da América, Espanha, França, Índia, Irlanda, Itália e Reino Unido. Entre os participantes estão o Centro de Ciência e Tecnologia Florestal da Catalunha (CTFC) da Espanha, a Fundação Pau Costa (Espanha), a Universidade de Girona (Espanha), o Institut de Recherche pour le Développement (IRD) (França), a Universidade Nacional da Colômbia (UNAL) (Colômbia), o Imperial College London (Reino Unido), a Universidade de Turim (UNITO) (Itália), o Leverhulme Wildfires Centre (Reino Unido), a Universidade de East Anglia (Reino Unido), a Sorbonne University (França), o AMAP-IRD / Universidade de Oxford (grupo de pesquisa de Imma) (Reino Unido), e o UMR/AMAP – botAnique et Modélisation de l’Architecture des Plantes et des végétations (França).
A programação do evento inclui palestras e discussões conduzidas por especialistas da área. Essas atividades têm o objetivo de compartilhar conhecimentos técnicos e experiências práticas sobre as estratégias de Gestão Integrada do Fogo. Além das sessões teóricas, o evento trará atividades em campo, incluindo queimas prescritas, no Parque Nacional de Brasília, Parque Nacional da Chapada dos Guimarães e RPPN Sesc Pantanal.
Durante essas visitas, os participantes terão a oportunidade de interagir com técnicos, membros de brigadas de incêndio e comunidades tradicionais que habitam essas regiões. Essas interações são essenciais para entender a complexa relação entre os biomas e o fogo, além de aprender sobre as práticas locais de manejo e prevenção de incêndios.
O FIRE-ADAPT é um projeto financiado pelo Marie Sktodowska-Curie Actions, em conjunto com o programa de financiamento Horizon Europe, da União Europeia. No Brasil, o evento está sendo organizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e Polo Socioambiental Sesc Pantanal.