Junho Verde

Ibama promove eventos ambientais no Junho Verde em vários estados e no DF

5 de junho de 2024

Programação contém ações de educação ambiental abertas ao público.

Ibama

 

2024-06-04_Ibama_promove_eventos_ambientais_no_Junho_Verde_em_varios_estados_e_no_DF.jpg

Foto: Luan Marcel/Ascom-Ibama

Brasília (04/06/2024) – Em comemoração ao Dia Nacional da Educação Ambiental (03/06) e ao Dia Mundial do Meio Ambiente (05/06), o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizará atividades abertas ao público durante todo o mês, em sintonia com a campanha Junho Verde, do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).

Dentre as atividades, destaca-se a exposição das 16 fotos vencedoras da I Seletiva Nacional de Fotografias do Ibama, realizada em comemoração aos 35 anos do Instituto. A exposição estará aberta à visitação nos dias 4 e 5 de junho, no Espaço Evandro Cunha Lima, no Senado Federal, das 9h às 17h.

2024-06-04_Ibama_promove_eventos_ambientais_no_Junho_Verde_em_varios_estados_e_no_DF-1
Foto: Luan Marcel/Ascom-Ibama

No dia 6, o Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo/Ibama) realizará ação no Parque da Cidade, em Brasília (DF), para apresentar à sociedade o Manejo Integrado do Fogo (MIF). A ação será realizada no Estacionamento 12, das 9h às 17h.

No dia 7, será realizado plantio da espécie Crotalária spp. para atrair insetos como libélulas, na sede do Ibama, na capital federal, de 9h às 10h. A ação será realizada pela Comissão A3P.

No mesmo dia, o Núcleo de Programas de Educação Ambiental (Nea) do Ibama e o Prevfogo estarão na Escola Municipal Isolada Projeto Paranã, na área rural de Formosa (GO), de 9h às 15h, desenvolvendo atividades de Educação Ambiental relacionadas à água e ao MIF.

No dia 8, novamente no Estacionamento 12 do Parque da Cidade, será realizada a atividade “Ambiente-se: um cuidar pela vida”, às 15h, com realização do Núcleo de Programas de Educação Ambiental (Nea/Cenima).

Programação nos estados

Superintendências e unidades estaduais do Ibama realizarão ações de educação ambiental abertas ao público durante o Junho Verde. Confira os eventos:

Superintendência do Amazonas (Supes/AM)

  • Dia 06 – Caminhada Ambiental com a participação da comunidade Supes e donos de restaurantes do entorno, visando à reflexão sobre o tema “Resíduos sólidos e coletividade: o papel do cidadão na problemática do lixo”, com coleta de resíduos ao longo de aproximadamente 2km, plantação de mudas nos locais das lixeiras ao longo do percurso, e entrevista com os donos de restaurantes do calçadão do entorno para detecção das necessidades e perspectivas mitigadoras sobre os resíduos produzidos. Será das 8h às 9:30h.
    • Café da manha coletivo às 9:30h.
    • Palestra: Desmistificando a cadeia dos resíduos sólidos, proferida pela Drive Thru Ambiental, finalizando com distribuição de mudas de plantas nativas das 10h às 12h.
  • Dia 11 – 23ª edição da Campanha “Não Tire as Penas da Vida” – Oficina de Identificação de penas e plumas naturais de animais silvestres, dentes e pelos, entre outras partes de animais, no Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia INPA, com o preceptor Prof. Dr. Mario Cohn-Haft, a partir das 14h.
  • Dia 12 – 23ª edição da Campanha “Não Tire as Penas da Vida” – Aula teórica sobre Manejo de Fauna na sala de videoconferência da Supes/AM, das 14 às 17h.
  • Dia 13 – 23ª edição da Campanha “Não Tire as Penas da Vida” – Aula prática de contenção de animais, com o médico veterinário Laerzio Chiesorin, do Cetas/AM. O horário é das 14h às 17h.
  • Dias 13 e 14 – 25 anos do manejo do pirarucu no Amazonas. De 06h30 às 18h. Inspetoria Laura Vicuna em Manaus (AM).
  • Dia 14 – Abertura oficial da 23ª edição da Campanha “Não Tire as Penas da Vida”, às 9h no auditório da Amazonas Tur, Manaus (AM).
  • De 17 a 30 – 23ª edição da Campanha “Não Tire as Penas da Vida” – durante as duas semanas, pela manhã, tarde e noite, equipes de servidores, dentre eles, técnicos ambientais e administrativos, analistas e o superintendente, membros da equipe de educação ambiental, estarão atuando de forma educativa e fiscalizatória em locais de comercialização de artesanato, feiras, mercados, portos e aeroportos, distribuindo material informativo-educativo, realizando palestras em escolas e universidades, atividades de fiscalização ambiental, e fornecendo entrevistas em meios de comunicação sobre a importância da conservação da fauna silvestre para a biodiversidade.

Gerência Executiva do Ibama em Santarém (PA)

  • Dia 5 – Exposição: I Concurso de desenho e poesia do Programa Quelônios da Amazônia (PQA/PA).
    • Às 9h – ⁠Oficina Diagnóstico e Potencialidades na Exploração de Produtos Florestais não madeireiros na região do baixo Tapajós, na nova sede do ICMBio (Av. Tapajós, 2449-Santarém).
    • 14h às 18h – Exposição: I Concurso de desenho e poesia do Programa Quelônios da Amazônia (PQA/PA), na nova sede do ICMBio (Av. Tapajós, 2449-Santarém).

Superintendência de Sergipe (Supes/SE)

  • Dia 20 – Participação no projeto Jogando Limpo. Retirada de resíduos sólidos descartados em trecho do manguezal na Associação de Pescadores do Bairro Coroa do Meio, em Aracaju (SE), das 9h às 12h.

Superintendência do Rio de Janeiro (Supes/RJ)

Dia 5 – Mobilização do público passante na Praça XV e distribuição de mudas de árvores, às 14h30.

Superintendência do Paraná (Supes/PR)

  • Dias 11 a 15 – 17ª Semana do Meio Ambiente de Paranaguá, na Arena Albertina Salmon, em Paranaguá (PR). É uma oportunidade para que empresas, instituições de ensino e governamentais apresentem os seus trabalhos para as crianças e para a comunidade em geral. Serão mais de 40 estandes com a exposição de trabalhos voltados ao meio ambiente, além de apresentações culturais que acontecerão nos cinco dias do evento. A visitação estará aberta de segunda-feira a sexta-feira, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 17h, e aos sábados, até às 12h.

Assessoria de Comunicação do Ibama
[email protected]
61 3316-1015