Gestão Ambiental

Ibama realiza Oficina de Gestão Ambiental e Ciência

13 de junho de 2024

Durante o evento, foram abordadas estratégias de coprodução entre gestão pública, ciência e outros setores da autarquia

Ibama

2024-06-11_Ibama_realiza_Oficina_de_Gestao_Ambiental_e_Ciencia

Foto: Gustavo Menezes

Brasília (11/06/2024) – A Diretoria de Uso Sustentável de Biodiversidade e Florestas (DBFlo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) realizou, de 03 a 07 de junho, a Oficina de Gestão Ambiental e Ciência: pensando a coprodução transdisciplinar e seus impactos nos processos de políticas públicas.

As atividades foram conduzidas no Centro UnB Cerrado, no município de Alto Paraíso de Goiás (GO), pela equipe de professores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e da Universidade de São Paulo (USP), com apoio da Universidade de Brasília (UnB).

Durante o evento, foram abordadas estratégias de coprodução entre gestão pública, ciência e outros setores do Ibama, com objetivo de gerar propostas de avanços na implementação das políticas públicas de interesse da autarquia, em consonância com o Plano Nacional Anual de Biodiversidade (Planabio) 2024.

Processos desse tipo, usualmente referidos como Coprodução Transdisciplinar, são capazes de gerar aprendizagem social, afirma a diretora da DBFlo, Livia Passos Martins. Esses processos fazem avançar a cultura das organizações e “impactam positivamente as políticas públicas, bem como estimulam o potencial inovador em ambos os sistemas, por meio de soluções criativas da gestão ambiental.”.

Ao final da oficina, foi elaborada coletivamente uma proposta de Portaria que estabelece diretrizes para coprodução disciplinar no âmbito do Ibama.