BOX 2

O PERIGO DA PÓS-ENCHENTE

1 de junho de 2024

Doenças associadas ao lodo, entulhos e resíduos tóxicos.

Silvestre Gorgulho

 

O perigo não é apenas com as enchentes em si. O perigo, às vezes maior, está quando as águas começam a baixar. Todos sabem que as enchentes causam danos significativos às cidades e às pessoas.  Além das perdas materiais, como casas, carros e plantações, há também um perigo oculto nos resíduos deixados: o risco de doenças. Já houve mortes por leptospirose e dezenas de pessoas infectadas.

 

Água da enchente baixa e as ruas são tomadas de entulhos, lixo e resíduos tóxicos. (Agência RBS)

 

Quando as águas baixam, muitos materiais permanecem expostos, incluindo lodo, entulho e vegetação. Esses resíduos precisam ser recolhidos e tratados adequadamente para permitir a reconstrução. No entanto, o que poucos percebem é a contaminação ambiental gerada pelas enchentes. O alto volume das águas carrega substâncias tóxicas e poluentes, como ferro, manganês, estanho, arsênio, chumbo e zinco.

Por exemplo, em setembro de 2023, na cidade de Roca Sales/RS, uma enchente levou mais de 5.600 kg de um fluido térmico, um composto químico usado em sistemas de aquecimento. Esse fluido pode ser confundido com óleo e pode causar lesões na pele e ser fatal se ingerido ou inalado por humanos ou animais.  Principais Doenças

 

 

Depois que as águas baixam a tristeza da destruição e o perigo das doenças. (imagem: Matheus Piccini – Estadão)

 

DOENÇAS ASSOCIADAS A ENCHENTES

LEPTOSPIROSE: causada pela bactéria Leptospira, transmitida por contato com água ou lama contaminada. Os sintomas incluem febre, dor de cabeça, fraqueza e insuficiência renal. Já há mortes por Leptospirose.

DIARREIA: pode ser causada por vírus ou bactérias presentes em água ou alimentos contaminados.

FEBRE TIFOIDE: transmitida por meio de água e alimentos contaminados com fezes e urina de pessoas com a doença, apresentando sintomas como febre alta, dor de cabeça e mal-estar.

HEPATITE A: é uma doença que afeta o fígado e é transmitida por meio de água ou alimentos contaminados. Os sintomas incluem perda de apetite, febre, dores de cabeça, dor abdominal, mucosas e pele com cor amarelada e fezes brancas.