Educação Ambiental

Programa Portas Abertas – Ibama volta a receber sociedade nas instalações do Instituto para fortalecer Educação Ambiental

11 de junho de 2024

A retomada do programa foi feita na sede em Brasília e, agora, segue para as superintendências no país

Comunicação do Ibama

2024-06-10_Ibama_portas_abertas.jpg

Brasília (10/06/2024) – Acesso público e promoção da Educação Ambiental. Foi com essa proposta que o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e de Recursos Naturais Renováveis (Ibama) retomou, nesta segunda-feira (10/06), o Programa Ibama de Portas Abertas. A iniciativa, que teve início em 2020, precisou ser interrompida devido à pandemia da covid-19. O objetivo do Programa é promover a Educação Ambiental por meio de parcerias com governos, universidades, escolas, prefeituras, centros de pesquisa, redes de educação, representantes da sociedade e servidores públicos.

2024-06-10_Ibama_portas_abertas1.jpg
Programa Ibama de Portas Abertas

Para o presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho, a proposta é uma estratégia valiosa para a instituição e o evento reforça uma simbologia importante de acesso ao público “é abrir as portas do Ibama para a sociedade e voltar a investir em Educação Ambiental com muita força.”, destacou durante a abertura do evento.

A abertura da retomada do Programa contou com a presença do secretário de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal do Distrito Federal, Gutemberg Gomes. “A conscientização ambiental é fundamental, porque é a partir dela que a gente vai estar trabalhando a importância da conservação do meio ambiente.”, destacou Gomes durante a abertura.

“Começamos pelo GDF e o propósito é que em todas as unidades da federação tenhamos ações ao longo do ano para aproximação e trabalho conjunto entre o Ibama e órgãos ambientais, escolas e sociedade civil. Queremos levar educação ambiental e climática para toda a sociedade.”, afirmou a coordenadora-geral do Centro Nacional de Monitoramento e Informações Ambientais (Cenima), Nara Pantoja.

Ações ambientais

Durante o evento, foram destacadas ações práticas para a Educação Ambiental, como a soltura de aves nativas e o plantio de um ipê-branco (Tabebuia roseo-alba). Entre as aves soltas estavam uma rolinha-roxa, uma pomba asa-branca, um sabiá-do-campo e um trinca-ferro. Em uma visita guiada pelo presidente do Ibama, os participantes conheceram algumas das principais plantas do Bosque do Ibama, incluindo a árvore da Lua, abricó-de-macaco, eucalipto e flamboyant. Os visitantes também conheceram como é feita a operação dos drones pela Coordenação de Operações Aéreas (Coer) e visitaram o Laboratório de Produtos Florestais, localizado no prédio do Serviço Florestal Brasileiro (SFB).

2024-06-10_Ibama_portas_abertas2.jpg
Participantes do Programa Ibama de Portas Abertas