DF

Emater-DF publica informativo para nortear trabalho de técnicos e produtores rurais

30 de julho de 2024

  A Emater-DF publicou, nesta terça-feira (23), a primeira edição do AgroEmater de 2024. O boletim, lançado no ano passado, transforma dados em informações que auxiliam os extensionistas de campo e os produtores rurais a tomar decisões acertadas para o sucesso da atividade agropecuária no Distrito Federal. A iniciativa é da Gerência de Desenvolvimento Econômico (Gedec)… Ver artigo

Emater-DF

 

A Emater-DF publicou, nesta terça-feira (23), a primeira edição do AgroEmater de 2024. O boletim, lançado no ano passado, transforma dados em informações que auxiliam os extensionistas de campo e os produtores rurais a tomar decisões acertadas para o sucesso da atividade agropecuária no Distrito Federal. A iniciativa é da Gerência de Desenvolvimento Econômico (Gedec) da empresa, em parceria com a Gerência de Desenvolvimento Agropecuário (Geagr).

 

De acordo com a engenheira-agrônoma Luciana Tiemann, gerente da Gedec, a unidade coleta, anualmente, centenas de dados e números, como o Valor Bruto da Produção (VBP), custos de produção e volume produzido em cada cultura. “O objetivo do AgroEmater é gerar informação a partir desses dados. Assim, nossos técnicos de campo poderão auxiliar o produtor com análises mais objetivas, que poderão definir o sucesso do negócio, elevando a renda das famílias e consolidando a economia rural do DF”, explica.

 

O médico-veterinário Carlos Goulart, que também atua na Gedec, acrescenta que o AgroEmater ajuda a apontar as curvas de tendências do mercado. “O trabalho identifica quais custos de produção e preços dos produtos estão em elevação ou queda, informações que são fundamentais para que o produtor decida sobre mudar ou não de atividade”, esclarece.

 

O AgroEmater aborda três culturas que se destacaram em cada edição. A previsão é que neste ano sejam lançados mais dois números do boletim, que está disponível no site da empresa.

 

A Emater-DF

Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.