Celebração da Oceanografia: Homenagem e Inovação em Prol da Conservação Marinha
26 de agosto de 2024Fundador do Projeto Tamar recebe premio na cerimonia de abertura do 20° COLACMAR (Congresso Latino Americano de Ciências do Mar
Foi com grande emoção e honra que recebemos a notícia de que um de nossos fundadores, o oceanógrafo Guy Marcovaldi, foi agraciado com a homenagem “Destaque AOCEANO 2024” pela Associação Brasileira de Oceanografia. O prêmio, uma estatueta de bronze esculpida pelo talentoso artista plástico Rodrigo Pedrosa, foi inspirado em Tritão, o deus dos mares.
A cerimônia de premiação ocorreu durante a abertura do 20° COLACMAR (Congresso Latino-Americano de Ciências do Mar) e do 8° Congresso Brasileiro de Oceanografia, realizados em Itajaí, SC, entre 12 e 16 de agosto. Durante o evento, foram destacadas a trajetória de Guy e as valiosas contribuições do Projeto Tamar na formação de jovens na área de oceanografia, assim como seu papel inovador na conservação marinha do nosso país.
A vigésima edição do COLACMAR reuniu 2.400 participantes e apresentou 1.785 trabalhos científicos, além de sediar a primeira Feira de Tecnologia Oceânica (OCEANTEC) do Brasil. O encontro proporcionou uma rica troca de informações sobre temas relacionados à pesquisa, tecnologia e conservação marinha, através de uma intensa programação composta por mesas-redondas, seminários, painéis e mostras culturais.
Dentre os destaques, vale ressaltar a presença de navios de pesquisa oceanográfica da Marinha (Vital de Oliveira), da FURG (Ciências do Mar I) e do CEPSUL-ICMBio (Solancy Moura), que estiveram abertos à visitação ao longo da semana. Além disso, a festa oficial do COLACMAR, chamada OCEANFEST, animou a galera com a apresentação da banda Dazaranha, Locomotiva Lunar e do DJ Kako, garantindo um momento de celebração e descontração para todos os participantes.
Contribuimos com uma palestra intitulada “Sustentabilidade em Ação: A Força da Fundação Projeto Tamar na Conservação das Tartarugas Marinhas” e um painel intitulado “Iluminaram Minha Praia, e Agora? O Impacto da Luz Artificial nas Tartarugas Marinhas”. As apresentações do grupo “Trupe no Mar” e do projeto “Tartaruga-de-Mamão”, do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), encantaram crianças e adultos, transmitindo mensagens de conservação e valorização cultural.
Essa celebração ressalta a importância de unir esforços em prol da preservação dos nossos mares e a relevância das iniciativas que inspiram futuras gerações a cuidarem do nosso planeta.