Ibama concentra esforços no combate ao fogo no sul do AM
6 de agosto de 2024Prevfogo mantém 110 brigadistas distribuídos por quatro municípios
Foto: Ibama/AM
Brasília (06/08/2024) – O Centro Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais (Prevfogo) do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) empregou, em agosto, um efetivo de 110 brigadistas para combaterem o fogo no sul do estado do Amazonas. Ao todo, são cinco brigadas – quatro permanentes e uma de Pronto Emprego – localizadas nos municípios de Humaitá, Manicoré, Apuí e Autazes.
Na última sexta-feira (2), foram registrados 112 focos de calor apenas no município de Apuí, o equivalente a cerca de 52% do total no estado. A atuação das brigadas conta com suporte de dez viaturas e um veículo UTV, modelo projeto para deslocamento em áreas de difícil acesso.
Uma das brigadas, localizada na Terra Indígena Recreio São Félix, em Autazes, formou oito novos brigadistas, contando agora com 21 combatentes. A unidade recebeu, ainda, equipamentos como bebedouro, computador e geladeira. Também são realizadas atividades de educação ambiental e instruções sobre o uso do fogo voltadas para indígenas, produtores, escolas e comunidades. Outra Terra Indígena que conta com brigadistas do Ibama, é a Tenharim Marmelo, em Manicoré, com 35. Em Apuí, são 25 brigadistas no Assentamento Aripuanã Guariba e 14 na Brigada Pronto Emprego. Em Humaitá, no Projeto de Assentamento Maria Auxiliadora, são 15 brigadistas.
Pela Lei Complementar nº 140/2011, a competência do Instituto é para atuar em áreas federais, como Terras Indígenas e, de forma supletiva, em assentamentos federais. “Viemos atuando em áreas prioritárias do sul do estado; onde ocorrem a maior parte dos desmatamentos, incêndios florestais e queimadas; há mais de 15 anos, e assim seguimos”, explica Joel Bentes, superintendente do Ibama no Amazonas. A atuação do Prevfogo na região é coordenada pela Superintendência do Instituto em Rondônia e conta com apoio do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).