Ibama recebe homenagem pela atuação no enfrentamento à catástrofe no RS
26 de agosto de 2024A autarquia, junto com outras instituições, foi homenageada durante sessão plenária pela sua atuação no enfrentamento das enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul em maio deste ano
Porto Alegre (23/08/2024) – O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) recebeu, na última quarta-feira (21), uma homenagem em sessão plenária da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul devido a sua atuação no enfrentamento ao maior desastre natural do país. Além do Ibama, as demais Instituições que participaram da Operação Taquari 2 também foram homenageadas na sessão.
A superintendente do Ibama do Rio Grande do Sul, Diara Sartori, representou o Ibama durante a homenagem por ter atuado no comando integrado desde o seu início. A operação atuou de forma conjunta e cooperativa com mais de 80 instituições das três esferas governamentais dentro de um quadro de calamidade pública.
“Esta é uma oportunidade de enaltecer o trabalho do Ibama e agradecer a cada ajuda recebida e, em especial, aos servidores não apenas do RS, mas de várias localidades do país, que se deslocaram durante o evento climático, enfrentando inúmeros desafios para prestarem o seu apoio e a sua solidariedade num momento tão desafiador e complexo que vivemos aqui no nosso estado. Um agradecimento especial à Coordenação-Geral de Emergências Ambientais (CGema) que viabilizou a vinda de todas as equipes do Ibama até o nosso estado”, disse a superintendente Diara.
Atuação do Ibama
O Ibama, mesmo sendo atingido pela inundação, ingressou no comando desde o início e prestou ajuda humanitária com resgate de pessoas e de animais e, posteriormente, operou em várias frentes como mapeamento de áreas de risco, distribuição de cestas básicas e outros insumos importantes para aldeias indígenas, pescadores artesanais e quilombolas. Também participou da ação de lançamento de cerca de cinco milhões de sementes via área em parte das áreas afetadas por deslizamentos.
A autarquia segue atuando no apoio à execução do Plano Estadual de Ações de Resposta à Fauna, elaborado pelo Gabinete de Coordenação de Resposta à Fauna (GCRF) com orientação da Defesa Civil Nacional, inclusive realizando a distribuição dos 40 kits doados pelo MMA. Atualmente, 20 colaboradores eventuais atuam em abrigos de animais nos municípios de Porto Alegre e Canoas.
Próximas ações
Um Termo de Execução Descentralizada (TED) foi assinado com Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) relacionado ao monitoramento de contaminantes em água, solo e sedimentos nos ambientes afetados pelas enchentes.
Está sendo proposta, também, a organização de uma Conferência sobre os Eventos Climáticos no Rio Grande do Sul, em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), e o fornecimento de apoio ao hospital veterinário da universidade.
“A grande lição aprendida no enfrentamento de um evento desta magnitude é que precisamos unir esforços, tanto do poder público quanto da população, para o enfrentamento e busca por mudanças drásticas no modelo de desenvolvimento da sociedade, para que possamos, por meio das nossas ações individuais, coletivas e políticas públicas, mitigar, enfrentar e adaptar frente a este cenário que põe em xeque as escolhas que temos feito. O Ibama tem um papel fundamental neste cenário em todas estas frentes”, afirma Diara.