incêndios

Instituto Chico Mendes combate incêndios florestais pelo país

20 de agosto de 2024

Durante crítico período de estiagem, operações de combate aos incêndios florestais são intensificadas

ICMBio 

20240708_091819 (1) SITE.jpg

Brigadistas do Instituto Chico Mendes – Foto: ACERVO/ICMBio

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) está intensificando suas operações de combate aos incêndios em unidades de conservação federais, especialmente durante este período de estiagem, considerado o mais crítico.

Veja as principais ações do Instituto no combate a incêndios:

Pantanal 

O Instituto Chico Mendes, em conjunto com Ibama e o Corpo de Bombeiros Militar, atua em duas operações no Pantanal: Operação Pantanal Norte, no Parque Nacional do Pantanal Mato-Grossense e entorno; e Operação Pantanal Barão de Melgaço, na RPPN Sesc Pantanal, Terra Indígena Perigara e entorno. Estas operações integram o conjunto de ações do Governo Federal no enfrentamento à grave estiagem no bioma.

O fogo que atinge o Parque Nacional está controlado, com brigadistas realizando vigilância. No setor Porto Conceição, o incêndio também está controlado, com poucos focos ativos isolados no perímetro, porém, sem perspectiva de propagação.

Durante a operação, os brigadistas ainda atuaram para proteger a comunidade ribeirinha na manutenção e construção de aceiros. A prioridade de combate está ao sul do parque, onde existe um incêndio ativo, mas em combate. Os brigadistas conseguiram evitar que o fogo passasse para a margem esquerda do Rio São Lourenço, e, consequentemente adentrasse o Mato Grosso do Sul.

São 70 brigadistas do ICMBio e do Ibama envolvidos, e eles têm à disposição um helicóptero do Instituto e mais dois disponibilizado pelas Forças Armadas.

A outra operação no Pantanal ocorre em Barão de Melgaço, onde o ICMBio foi acionado para combater o incêndio que atinge a RPPN Sesc Pantanal e a Terra Indígena Perigara. O Instituto Chico Mendes começou a apoiar a operação no dia 03/08, enviando 11 brigadistas e mais um especialista em fogo para compor o comando. O Ibama também está na operação, que ainda conta com a equipe de guarda-parques e gestores da RPPN Sesc Pantanal e bombeiros militares do Estado do Mato Grosso. O Instituto ainda disponibilizou dois aviões air tractor, que se soma a um helicóptero da Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (CIOPAer) e três aviões da Defesa Civil.

As duas operações somam 190 profissionais de diversas instituições envolvidas, tanto no combate ao fogo, quanto no resgate de fauna. Mais cinco air tractors estão à disposição no Pantanal Sul, em operação de combate ao fogo comandada pelo Ibama.

Monitoramento e resgate de animais 

O Instituto Chico Mendes está comandando a operação para atendimento de animais afetados pelo fogo nos dois incidentes. Para esta finalidade, a Coordenação de Emergências Climáticas e Epizootias, instaurou um Sistema de Comando de Incidentes e conta com uma equipe de servidores do Instituto e do Ibama. O Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD), também está atuando sobre o comando do ICMBio. Além disso, a Secretaria de Estado de Meio Ambiente do Mato Grosso possui uma equipe formada por biólogos e veterinários dando todo apoio no manejo e resgate da fauna e posterior cuidados. Entre as ocorrências cabe ressaltar o regate aéreo de um Cervo do Pantanal filhote e uma Anta adulta com as 4 patas queimadas. Estes resgates foram realizados com helicópteros do exército e os animais destinados a um centro especializado.

A equipe ainda realiza o monitoramento dos impactos dos incêndios sobre a fauna silvestre, e entre os animais encontrados mortos destacam-se 2 Antas, um Veado Campeiro e diversos Jacarés, Serpentes, Sapos, entre outros répteis e anfíbios.

Araguaia 

No Parque Nacional do Araguaia (TO), o ICMBio combate ao fogo na Mata do Mamão, zona intangível da unidade, que foi originado no dia 13/07. A principal estratégia é a abertura de linhas de defesa e queima de expansão. Dos três incêndios, dois estão em monitoramento, já que estão cercados pelas queimas prescritas realizadas anteriormente. O terceiro segue ativo e está em combate pelos brigadistas.

A operação conta com 57 profissionais do Instituto Chico Mendes dos estados de Tocantins, Goiás, Bahia, Maranhão, Amapá, Roraima e Distrito Federal; Ibama Prevfogo (Tocantins, Distrito Federal e Ceará) e Funai (Tocantins). Além dos brigadistas e equipe de comando e logística, uma aeronave presta apoio à operação.