Parque Nacional da Serra da Capivara 4

NIÉDE GUIDON

1 de agosto de 2024

O PRÊMIO NO 5º ENCONTRO VERDE DAS AMÉRICAS

Indicada pela Folha do Meio Ambiente, a arqueóloga Niéde Guidon foi homenageada no V Encontro Verde das Américas realizado em outubro de 2005, em Belo Horizonte.

Silvestre Gorgulho

O V Encontro Verde das Américas, realizado em Belo Horizonte, em 2005, discutiu temas como as mudanças climáticas, cujas consequências vêm sendo enfrentadas por vários países, principalmente os EUA. O tema que foi debatido pela Dra. Thelma Krug do IAI – Interamerican Institute for Change Reserch e pelo professor David Zee do Departamento de Oceanografia da UERJ – Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Na ocasião, Niéde Guidon, socióloga e arqueóloga, doutora pela Sorbonne/França, denunciou a paralisação das obras, pela segunda vez, do aeroporto de São Raimundo Nonato, no Piauí, necessário ao desenvolvimento do projeto de ecoturismo sustentável no Parque Nacional da Capivara, que recebeu por vezes verbas federais que, por terem sido interrompidas, não havia sido concluído.

As descobertas e os trabalhos científicos da professora Niéde Guidon mudaram o rumo da Arqueologia no Brasil. Ela é a maior responsável pela coordenação das pesquisas no Parque Nacional da Serra da Capivara. Paulista de Jaú, Niéde foi professora na Sorbonne. Graças a sua relação com o governo francês, ela teve o apoio da França e hoje o Parque situado em São Raimundo Nonato-PI é Patrimônio Cultural da Humanidade. O objetivo principal dessa instituição é preservar o Parque Nacional da Serra da Capivara, que abriga mais de duzentos sítios arqueológicos.

O jornal FOLHA DO MEIO AMBIENTE publica, em outubro de 2005, os condecorados com o Prêmio Verde das Américas. A arqueóloga Niéde Guidon é uma dessas personalidades.