Novo website “Ações Pró-Aves” reúne informações para a conservação das aves da Mata Atlântica
15 de agosto de 2024Com apoio do Instituto Chico Mendes, Observatório de Aves de Mantiqueira apresenta acervo de publicações educativas e científicas
Ações Pró-Aves – Foto: Observatório de Aves da Mantiqueira (OAMa)
O Programa Ações Pró-Aves, apoiado pelo Instituto Chico Mendes, acaba de lançar uma versão atualizada de sua plataforma online, com o objetivo de sensibilizar a sociedade sobre os impactos das ações humanas na avifauna da Mata Atlântica. Alinhado com as campanhas de divulgação científica do Plano de Ação Nacional para a Conservação das Aves da Mata Atlântica, o site é uma iniciativa do Observatório de Aves da Mantiqueira (OAMa) e se destaca por seu novo visual e funcionalidades.
A plataforma foi criada para apresentar à população os seis principais impactos do modo de vida contemporâneo sobre as aves, muitas vezes negligenciados, como a colisão de aves em vidros, predação por animais domésticos, comedouros, poluição sonora e luminosa. Além de identificar esses problemas, o site propõe soluções criativas e eficazes que podem ser adotadas por qualquer cidadão, contribuindo assim para a preservação das espécies.
No folder sobre engaiolamento, você encontrará informações detalhadas sobre essa prática, incluindo orientações de como denunciar, como entregar voluntariamente uma ave traficada e outros assuntos.
Além disso, existe folder que oferece dicas e cuidados para criar comedouros e bebedouros em casa, atraindo a visita de passarinhos e destacando os benefícios dessa prática para a fauna local e muito mais.
Para acessar esses materiais, basta ir à seção “Arquivos e Downloads”, onde estão disponíveis, gratuitamente, diversos materiais educativos, como, cartilhas, banners, guia de aves, livretos e adesivos anticolisão. Para acessar esses materiais basta clicar no link.
Sobre o Observatório de Aves da Mantiqueira (OAMa)
O Observatório de Aves da Mantiqueira é uma organização não governamental sem fins lucrativos que se dedica aos estudos de aves brasileiras e seus habitats, com foco na Serra da Mantiqueira, e tem como objetivo principal promover maior conexão entre ciência, sociedade e conservação.