ISA

Oceanógrafa brasileira Letícia Carvalho é eleita secretária-geral da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos

5 de agosto de 2024

Carvalho recebeu 79 dos 113 votos e será primeira mulher a comandar a organização

mma

Ministra Marina Silva recebe oceanógrafa Letícia Carvalho no MMA

Ministra Marina Silva recebe oceanógrafa Letícia Carvalho no MMA

A oceanógrafa brasileira Letícia Carvalho foi eleita nesta sexta-feira (2/8) secretária-geral da Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos (ISA, na sigla em inglês) para o mandato de 2025 a 2028. A eleição ocorreu durante a 29ª Assembleia da ISA, realizada em Kingston, na Jamaica. A candidata brasileira recebeu 79 dos 113 votos.

Letícia Carvalho será a primeira mulher, cientista e latino-americana a ocupar o cargo. A oceanógrafa brasileira tem 26 anos de experiência profissional em cargos executivos na administração pública brasileira e em organizações multilaterais. Atualmente, é coordenadora principal do Ramo Marinho e de Água Doce do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em Nairóbi.

A eleição foi resultado de coordenação dos ministérios do Meio Ambiente e da Mudança do Clima, das Relações Exteriores, de Minas e Energia e da Marinha do Brasil.

A ministra Marina Silva recebeu Carvalho no MMA, em Brasília, no dia 11 de julho. A reunião tratou da candidatura da oceanógrafa e dos temas debatidos na 29ª Assembleia Geral da ISA, como mineração em águas profundas e conservação e preservação do ambiente marinho.

A Autoridade Internacional dos Fundos Marinhos foi estabelecida pela Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar, de 1982, e seu acordo de implementação, de 1994. Tem como mandato a gestão dos recursos dos fundos marinhos além das jurisdições nacionais, que cobrem cerca de 54% da área total do oceano e são considerados patrimônio comum da humanidade.

Com sede em Kingston, na Jamaica, a ISA também atua na promoção da cooperação internacional, pesquisa científica e transferência de tecnologia nos campos da pesquisa e exploração mineral dos fundos marinhos internacionais.

(Com informações do Ministério das Relações Exteriores)