Meio Ambiente

Operação conjunta do Ibama e da Polícia Federal retém 32 kg de fauna ameaçada e madeira

21 de agosto de 2024

Apreensão inclui pepino-do-mar, barbatanas de tubarão e madeira de lei, com estimativa de valor superior a 205 mil reais

Comunicação do Ibama

Fauna e madeira apreendidas no aeroporto de Guarulhos (SP)

Brasília (19/08/2024) – Em uma operação conjunta realizada em 14 de agosto de 2024, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), por meio da Equipe de Combate ao Tráfico de Fauna (EBGA), em parceria com a Polícia Federal, realizou a apreensão de aproximadamente 32 kg (peso bruto) de espécies da fauna nacional ameaçadas, no Aeroporto internacional de Guarulhos, em São Paulo.

Entre os materiais retidos estavam pepinos-do-mar, barbatanas de tubarão e bexigas natatórias de peixe. Além disso, foram apreendidas 63,80 kg de barras de madeira de lei, todas sem a devida autorização da Receita Federal do Brasil (RFB) e do Ibama.

Os itens estavam escondidos na bagagem de cinco passageiros de nacionalidade chinesa, que se preparavam para embarcar com destino a Shanghai (China). Durante a inspeção, foram encontrados ainda 37 kg de selos de correspondências (falsificados) com a logomarca da Anatel. Os bens retidos têm valor aproximado de 205 mil reais.

O trabalho conjunto reforça a importância das operações de fiscalização para a proteção da biodiversidade e combate ao tráfico de espécies ameaçadas e produtos de origem florestal.