Operação Integração na APA Petrópolis resgata aves silvestres e combate caça ilegal
15 de agosto de 2024Multas aplicadas durante a operação ultrapassaram 300 mil reais
– Foto: Divulgação APA da Região Serrana de Petrópolis
A Operação Integração, realizada na Área de Proteção Ambiental (APA) de Petrópolis, combateu a caça ilegal e a manutenção da fauna silvestre. Entre os dias 2 e 11 de agosto, a equipe da APA lavrou 13 autos de infração, sendo 11 relacionados à fauna silvestre em cativeiro e 2 pela prática de motocross em áreas proibidas pelo plano de manejo.
As multas aplicadas durante a operação ultrapassaram a marca de 300 mil reais, refletindo a gravidade das infrações cometidas. Além das penalidades financeiras, a ação resultou na apreensão de duas espingardas de caça e munições.
Ao todo, 314 aves silvestres foram resgatadas. Dessas, 70% foram devolvidas ao seu habitat natural, enquanto o restante foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (CETAS) para cuidados e reabilitação. A ação também incluiu a desmobilização de dois ranchos de caça e a destruição de armadilhas que colocavam em risco a fauna da região.
Além das medidas de fiscalização, a equipe da APA Petrópolis, em parceria com o Ecoresort Castelinho, instalou nove placas informativas em trechos sensíveis da unidade de conservação em Magé. Essas placas têm como objetivo conscientizar a população sobre a importância da preservação ambiental e as normas que regem a APA.