Treinamento em navegação costeira amplia atuação do Ibama no mar
31 de agosto de 2024Servidores do Instituto concluíram curso para condução de embarcações
Brasília (30/08/2024) – Entre os dias 05 e 30 de agosto, servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concluíram um curso para a condução de embarcações na navegação costeira. Oferecida pela Marinha do Brasil, a capacitação visa aprimorar as operações de fiscalização do Instituto e intensificar o combate às infrações no ambiente marinho.
“A iniciativa permite aos servidores atuar com maior eficácia em áreas estratégicas até o limite da zona contígua, que se estende por 24 milhas náuticas da costa,” explica Igor de Brito, chefe do Núcleo de Fiscalização da Atividade Pesqueira (Nupesc).
O curso Especial Avançado para a Condução de Embarcações de Estado no Serviço Público na Navegação Costeira (EANC) foi realizado no Centro de Instrução Almirante Brás de Aguiar (CIAGA), no Rio de Janeiro. Com a formação de 13 novos especialistas, o Ibama expande sua capacidade operacional e reforça sua presença na “Amazônia Azul” — uma região de grande importância ecológica e econômica para o Brasil.
“A iniciativa demonstra o compromisso contínuo do Ibama em ampliar e consolidar sua atuação no ambiente marinho, fortalecendo a fiscalização e promovendo o desenvolvimento sustentável dessas áreas,” acrescenta Igor.
Amazônia Azul
A Amazônia Azul é a zona econômica exclusiva (ZEE) do Brasil, que se estende desde o litoral até o limite da Plataforma Continental brasileira. Composta pela superfície do mar, águas sobrejacentes, solo e subsolo marinhos, a Amazônia Azul possui uma extensão equivalente à da Floresta Amazônica, conhecida como Amazônia Verde, e abrange mais da metade da área do Brasil continental.