mar

Treinamento em navegação costeira amplia atuação do Ibama no mar

31 de agosto de 2024

Servidores do Instituto concluíram curso para condução de embarcações

Comunicação do Ibama

Treinamento em navegação costeira amplia atuação do Ibama no mar

Brasília (30/08/2024) – Entre os dias 05 e 30 de agosto, servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) concluíram um curso para a condução de embarcações na navegação costeira. Oferecida pela Marinha do Brasil, a capacitação visa aprimorar as operações de fiscalização do Instituto e intensificar o combate às infrações no ambiente marinho.

“A iniciativa permite aos servidores atuar com maior eficácia em áreas estratégicas até o limite da zona contígua, que se estende por 24 milhas náuticas da costa,” explica Igor de Brito, chefe do Núcleo de Fiscalização da Atividade Pesqueira (Nupesc).

O curso Especial Avançado para a Condução de Embarcações de Estado no Serviço Público na Navegação Costeira (EANC) foi realizado no Centro de Instrução Almirante Brás de Aguiar (CIAGA), no Rio de Janeiro. Com a formação de 13 novos especialistas, o Ibama expande sua capacidade operacional e reforça sua presença na “Amazônia Azul” — uma região de grande importância ecológica e econômica para o Brasil.

“A iniciativa demonstra o compromisso contínuo do Ibama em ampliar e consolidar sua atuação no ambiente marinho, fortalecendo a fiscalização e promovendo o desenvolvimento sustentável dessas áreas,” acrescenta Igor.

Amazônia Azul

A Amazônia Azul é a zona econômica exclusiva (ZEE) do Brasil, que se estende desde o litoral até o limite da Plataforma Continental brasileira. Composta pela superfície do mar, águas sobrejacentes, solo e subsolo marinhos, a Amazônia Azul possui uma extensão equivalente à da Floresta Amazônica, conhecida como Amazônia Verde, e abrange mais da metade da área do Brasil continental.