Parque Nacional da Serra da Capivara 3

VESTÍGIOS ARQUEOLÓGICOS

1 de agosto de 2024

O Parque na lista do Patrimônio Mundial da Unesco

 

O Parque Nacional Serra da Capivara foi criado em 1979, para preservar vestígios arqueológicos da mais remota presença do homem na América do Sul. Sua demarcação foi concluída em 1990 e o parque é subordinado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Por sua importância, a Unesco o inscreveu na Lista do Patrimônio Mundial em 13 de dezembro de 1991, e também na Lista Indicativa brasileira como patrimônio misto.

A Pedra Furada é um dos fortes símbolos do Parque Nacional da Serra da Capivara. Segundo os pesquisadores, a região já foi habitat de animais gigantes. A megafauna fóssil do parque nacional inclui mais de 30 espécies, das quais as maiores (uma preguiça gigante e um mastodonte) pesavam mais de 5 toneladas. A extinção desses bichos ocorreu há aproximadamente 10 mil anos, no fim do período chamado Pleistoceno, o que corresponde na América do Norte e na Europa ao fim da época glacial. (fotos: Fumdham)

 

Em 1993, o Parque passou a constar do Livro de Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico, do Iphan. Na área tombada foram localizados cerca de 400 sítios arqueológicos. A maioria deles contém painéis de pinturas e gravuras rupestres de grande valor estético e arqueológico. A área faz parte de um dos 63 parques nacionais do Brasil e está entre as dez que protege a caatinga, sendo constituída de quase 40% da caatinga protegida no país.

 

 

Desenhos rupestres. Acima, o tatu e o caçador. Abaixo: uma parede da caverna com várias imagens. (fotos:  Fumdham)

 

A região abriga, na verdade, dois parques: além do Parque Nacional Serra da Capivara, há também o Parque Nacional Serra das Confusões. Ambas com paisagens e lugares deslumbrantes, que há anos fascina quem chega lá. Ali está uma das maiores densidades de sítios arqueológicos com arte rupestre do mundo, com figuras e desenhos de beleza impressionante e grande qualidade artística. São vários sítios arqueológicos e paleontológicos preservados, que recebem visitas e são motivo de estudos por especialistas. Tudo isso possui uma beleza extraordinária para qualquer turista.

 

MUSEU DO HOMEM

No centro das pesquisas está a Fundação Museu do Homem Americano, a Fumdham < www.fumdham.org.br > existente desde 1986 e com sede em São Raimundo Nonato, no Sudeste do Piauí.

É uma instituição científica, filantrópica e sem fins lucrativos, e foi criada por uma equipe de pesquisadores que compunham uma cooperação científica binacional, sob a liderança da antropóloga Niéde Guidon.