ICMBio

Autorizado concurso para 350 vagas de analista para o Instituto Chico Mendes

4 de setembro de 2024

Portaria foi publicada hoje. Ministra Marina Silva anunciou autorização no evento de aniversário de 17 anos do ICMBio

ICMBio

 

Marina Silva anuncia autorização para concurso com 350 vagas de analista para o ICMBio, durante aniversário de 17 anos da instituição – Foto: Felipe Rodrigues/ICMBio

Foi publicada no diário oficial de hoje (30/08/2024) a portaria MGI 6.153, que autoriza a realização de concurso público para o provimento de 350 vagas de analista, sendo 120 para analista administrativo e 230 para analista ambiental. Os cargos fazem parte da carreira de especialista em Meio Ambiente (lei 10.410).

Conforme a portaria, o prazo para publicação do edital de abertura do concurso público é de até seis meses. 

O anúncio de hoje trata-se de um incremento no quantitativo de vagas que havia sido autorizado em julho, quando haviam sido autorizadas 180 vagas. A portaria de hoje praticamente dobra a quantidade de vagas, com adição de 170 para o cargo de analista ambiental. 

Aniversário de 17 anos 

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade completou, no dia 28 de agosto, 17 anos de criação. Para comemorar a data, foram realizados dois eventos na sede do instituto em Brasília. No dia 29, foi assinado o termo de cooperação com a Defensoria Pública da União para implementação do Projeto Territórios de Tradição e o termo de compromisso com a associação Mãe Domingas, que representa as comunidades quilombolas do território Alto Trombetas 1. 

O evento de hoje contou com a presença da Ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, e do presidente do IBAMA, Rodrigo Agostinho, entre outras autoridades. O presidente do Instituto Chico Mendes, Mauro Pires, apresentou realizações de destaque dos últimos meses e anunciou a realização do 1º Encontro de Gestores de Unidades de Conservação do ICMBio, que será realizado em Foz do Iguaçu no mês de outubro. 

Na cerimônia também foi assinada pela SPU a cessão de um terreno da União no Lago Sul, em Brasília, ao Instituto Chico Mendes, onde será construída a sede do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (CECAV) e do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação em Biodiversidade e Restauração Ecológica (CBC). 

Foto: Felipe Rodrigues/ICMBio Ministra Marina Silva – Foto: Felipe Rodrigues