Indígenas

Funai divulga lista de pré-selecionados para formação de multiplicadores em restauração ecológica

4 de setembro de 2024

Foto: Mário Vilela/Funai

Assessoria de Comunicação/Funai

 

A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) divulgou nesta terça-feira (3) o resultado da pré-seleção de 20 indígenas para a etapa final da Formação de Multiplicadores Indígenas em Restauração Ecológica. A chamada pública foi lançada no dia 21 de agosto. (Confira a lista ao final da matéria).

Foram recebidas 65 inscrições de indígenas, representantes de 41 povos dos seis biomas brasileiros. “Esse alcance mostra a importância da restauração para os povos indígenas e seus territórios e enfatiza o potencial desses atores na temática. A restauração ecológica é uma das soluções para o enfrentamento das mudanças climáticas, pois ajuda a restabelecer ecossistemas que foram degradados ou perturbados”, destaca o coordenador-geral de Gestão Ambiental da Funai, Francisco Melgueiro.

A iniciativa tem como objetivo engajar líderes indígenas para atuarem como multiplicadores da restauração em nível local, regional e nacional. E, assim, contribuir para o protagonismo indígena nas iniciativas práticas e em incidências políticas e institucionais.

A pré-seleção levou em consideração critérios como representatividade de biomas e gênero, experiência em projetos de restauração ecológica, motivação para participar da formação e capacidade de atuar como multiplicador no campo da restauração.

Após a divulgação do resultado, a próxima etapa é a realização de entrevistas, por videoconferência, nos dias 5 e 6 de setembro. O resultado final da chamada pública com os 12 selecionados será divulgado na segunda-feira (9).

Restauração ecológica

A chamada pública integra o Projeto Funai-PNUD nº BRA/13/019 e é voltada à implementação da Política Nacional de Gestão Territorial e Ambiental de Terras Indígenas (PNGATI).

A Formação de Multiplicadores Indígenas em Restauração Ecológica será composta por três módulos presenciais, com duração média de 10 dias cada, a serem realizados em diferentes biomas do país. Durante os encontros, os participantes terão a oportunidade de vivenciar práticas de restauração ambiental.

Além das atividades presenciais, haverá ações de acompanhamento e desenvolvimento nas respectivas comunidades dos selecionados para fortalecer a atuação local e a troca de conhecimentos. O programa terá duração de aproximadamente seis meses, previsto para ocorrer entre setembro de 2024 e fevereiro de 2025.

Confira a lista dos 20 pré-selecionados: 

1. Andreson Conceição Xisto

2. Angela Neves Pereira

3. Arassari Patxon Pataxó

4. Celiana Cypcwyj Krikati

5. Fabriciane Pereira Oliveira

6. Jorge Guajajara da Silva

7. José Thiago de Lima Silva

8. Lolahete Enawene

9. Majahi Auirinapu Kuikuro

10. Maria do Socorro da Silva França

11. Maria Julia Yawanawa

12. Maria Odete Alves dos Santos Barbosa

13. Matias Santana da Conceição

14. Neiriel Pires Almeida

15. Pedro Evaristo Muniz

16. Rilmara Araujo Correia

17. Simaco Avelino dos Santos

18. Txuli Gakran

19. Valdetario Cohmxiiry Krikati

20. Weliton Felipe de Souza

 

Assessoria de Comunicação/Funai