Parque do Mico, no Rio de Janeiro, recebe título de Reserva Particular do Patrimônio Natural
25 de setembro de 2024A unidade de conservação é administrada pela Associação Mico Leão-Dourado com o objetivo de preservar a fauna e flora local
– Foto: Associação Mico-Leão-Dourado
O Instituto Chico Mendes oficializou, por meio da Portaria n° 2.914, de 19 de setembro de 2024, a criação da Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Parque do Mico, uma importante iniciativa para a preservação da biodiversidade.
Com uma área total de 151 hectares, a reserva está localizada no município de Silva Jardim, no Rio de Janeiro, e se destina a preservação ambiental da Mata Atlântica. A unidade é de propriedade da Associação Mico-Leão-Dourado, organização que atua na proteção da fauna e flora da região.
O Secretário Executivo da associação, Luís Paulo Ferraz, expressou sua satisfação com a nova etapa. “Estamos extremamente felizes com esse reconhecimento, que celebra mais de 30 anos de parceria entre a associação, o Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Chico Mendes. Temos alcançado resultados significativos, e essa conquista nos permitirá ampliar o engajamento social em prol da conservação. Nosso objetivo é construir uma paisagem de preservação mais ampla, salvaguardar a espécie e gerar oportunidades para as comunidades locais”, afirmou.
O presidente do ICMBio, Mauro Pires, parabenizou a iniciativa e ressaltou a importância da nova reserva: “Essa área é dedicada à conservação do mico-leão-dourado, que vai contribuir com toda a fauna e flora da região, principalmente com a Reserva Biológica de Poço das Antas, que fica do outro lado da rodovia”, comemorou.
Sobre a Associação Mico-Leão-Dourado
A Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD) tem caráter científico, social e educacional. Sua missão é promover a conservação da Mata Atlântica na baixada costeira do estado do Rio de Janeiro, e toda sua fauna característica, em particular o mico-leão-dourado. Com isso, a AMLD contribui também para assegurar a qualidade de vida de toda a população da região.
O parque conta com diversos atrativos, como trilhas e exposições sobre a conservação do mico-leão-dourado. No mirante, os visitantes podem desfrutar de uma vista privilegiada da Reserva Biológica Poço das Antas e do viaduto vegetado. Outro destaque é o Mico Safári, um passeio em veículo 4×4 que permite explorar todo o Parque do Mico. O local também promove atividades e eventos frequentes, como oficinas de agroecologia, educação ambiental, expedições científicas e passeios para observação de aves.
Mais informações sobre a Associação e Parque em: micoleao.org.br