COP-16

COP-16 da Biodiversidade começa na Colômbia com foco na preservação global

21 de outubro de 2024

Evento reúne líderes mundiais para discutir metas de conservação e papel do Brasil na implementação do Marco Global de Biodiversidade

 

O Brasil tem papel central nas discussões de conservação da biodiversidade

 

Começa nesta segunda-feira, 21 de outubro, em Cali, Colômbia, a 16ª Conferência das Nações Unidas sobre Biodiversidade (COP-16), com o tema “Paz na Natureza”. O evento, que ocorrerá até o dia 1º de novembro, reúne líderes globais, especialistas, pesquisadores e ativistas ambientais para debater o que está sendo feito para proteger a fauna e flora do planeta.

O Brasil, um dos países com maior diversidade biológica do mundo, terá um papel central nas discussões sobre a implementação do Marco Global de Biodiversidade, aprovado na última COP-15, realizada no Canadá. Este acordo, assinado por 196 países, estabelece 23 metas globais que devem ser atingidas até 2030, visando à recuperação da biodiversidade mundial.

De acordo com Rita Mesquita, secretária nacional de Biodiversidade do Ministério do Meio Ambiente, embora o processo de atualização da EPANB (Estratégia e Plano de Ação Nacional para a Biodiversidade) ainda não tenha sido concluído, ele está bastante avançado. As políticas públicas adotadas pelo governo federal já estão em consonância com os compromissos internacionais firmados pelo Brasil.

A EPANB, desenvolvida com a colaboração de diversos ministérios e da sociedade civil, será um dos temas discutidos na conferência. Outro ponto importante em debate será o financiamento destinado à preservação da biodiversidade e seu impacto nas questões climáticas globais.