Escola rural recebe Cantinho da Leitura
28 de outubro de 2024A Escola Classe Jiboia ganhou, nesta quarta-feira (23), o “Cantinho da Leitura Ziraldo”. Destinado a crianças de 4 a 6 anos, o espaço é fruto de um trabalho conjunto da Emater-DF, Administração Regional de Ceilândia, Biblioteca Pública de Ceilândia e Secretaria de Educação. O projeto levará livros infantis a outras três escolas rurais — duas em Ceilândia e uma em Planaltina.
De acordo com a bibliotecária da Emater-DF, Kelly Eustáquio, o papel da extensão é levar desenvolvimento à população rural em todos os aspectos. “O projeto visa despertar o prazer da leitura, pois esse acesso possibilita a transformação das famílias. É um investimento, pois uma criança bem informada terá mais chances de ter sucesso na vida adulta, tanto pessoal quanto profissional”, observa.
Para a diretora da Escola Classe Jiboia, Denise da Silva Figueiredo Oliveira, o contato com livros é importante mesmo que os pequenos não saibam ler. “As imagens fazem com que a criança elabore conceitos sobre o mundo e sobre sua própria vida. O Cantinho da Leitura vai influenciar os estudantes na aprendizagem e na alfabetização”, comemora a professora.
Já a gerente de Apoio à Área Rural da Administração Regional de Ceilândia, Ana Paula Rosado, reforça a importância da parceria institucional na realização do projeto. “Quando juntamos vários órgãos, temos profissionais de diferentes formações atuando no trabalho de levar conhecimento às crianças, que por serem da área rural, têm mais dificuldade de acessar equipamentos públicos”, destaca, lembrando a participação, inclusive, da comunidade, que colaborou com a doação de livros.
A atividade contou com a participação da contadora de histórias Tia Elis, da Biblioteca Pública de Ceilândia. Após a inauguração do Cantinho da Leitura, as crianças plantaram árvores no terreno da escola, com mudas doadas por um agricultor da região. A Escola Classe Jiboia oferece educação infantil e tem 87 alunos matriculados, todos oriundos das comunidades rurais próximas.
Atividade incluiu plantio de árvores
Emater-DF
Empresa pública que atua na promoção do desenvolvimento rural sustentável e da segurança alimentar, prestando assistência técnica e extensão rural a mais de 18 mil produtores do DF e Entorno. Por ano, realiza cerca de 150 mil atendimentos, por meio de ações como oficinas, cursos, visitas técnicas, dias de campo e reuniões técnicas.