Instituto Chico Mendes adquire o primeiro imóvel na Resex do Recanto das Araras de Terra Ronca
1 de outubro de 2024A aquisição do imóvel marca início de regularização fundiária e fortalece ações de preservação ambiental e apoio às comunidades locais
Resex do Recanto das Araras de Terra Ronca – Foto: Eduardo Barroso/ICMBio
Na última segunda-feira (23), o Instituto Chico Mendes formalizou a escritura de aquisição da “Pousada São Mateus”, imóvel localizado no interior da Resex do Recanto das Araras de Terra Ronca, que fica nos municípios de Guarani de Goiás e São Domingos, no Estado de Goiás.
Criada em 2006, a Resex do Recanto das Araras tem como objetivo garantir a preservação dos meios de vida da população extrativista local, assim como a utilização sustentável dos recursos naturais. Com uma área de aproximadamente 12 mil hectares, a unidade abriga espécies ameaçadas de extinção, como o lobo-guará, a tiriba-do-paranã, a arara-azul-grande e a suçuarana. No entanto, sem a regularização fundiária, a atuação do ICMBio ficava limitada.
O processo de regularização fundiária da Resex iniciou em 2013, mas a falta de recursos impedia a indenização dos proprietários. Em 2018, a Lei nº 13.668 trouxe inovações significativas para o fortalecimento da relação entre compensação ambiental e consolidação territorial, o que facilitou a destinação de recursos para a aquisição de imóveis, mesmo que a área não tenha sido diretamente impactada por empreendimento. Neste ano, o Comitê de Compensação Ambiental Federal (CCAF) redirecionou recursos para a regularização da Resex, viabilizando a compra do imóvel.
A aquisição da Pousada São Mateus, com uma área de quatro hectares, representa um avanço significativo. O presidente do Instituto Chico Mendes, Mauro Pires, destacou a importância do imóvel para as operações do instituto: “Esse imóvel será fundamental para que nossa equipe possa ter uma presença permanente na Resex. Além de servir como base para os servidores, a pousada oferecerá um espaço para reuniões e eventos dos comunitários, contribuindo para a venda de produtos locais e para a consolidação da unidade.”
Preservação e fortalecimento do turismo local
O antigo proprietário da Pousada São Mateus, Paulo Brasil Tolosa Junior, ressalta a importância da venda para o ICMBio: “Estamos vendendo a propriedade para apoiar o projeto de preservação e fortalecer o turismo na região da Terra Ronca. Acreditamos que essa iniciativa vai beneficiar tanto o meio ambiente quanto a economia local.”
Atualmente, as famílias extrativistas da região não residem no interior da Resex, mas atuam em atividades como agroextrativismo, pecuária e turismo nas cavernas do Parque Estadual de Terra Ronca. Com a aquisição do imóvel, o Instituto Chico Mendes pretende intensificar suas ações na área, garantindo a preservação dos recursos naturais e o desenvolvimento sustentável da região.
|