Sistema Crotalus, de priorização de alertas de desmatamento ilegal na Amazônia, passa a ser usado no Cerrado
14 de outubro de 2024Ferramenta do Ibama processa dados geoespaciais do Inpe para orientar ações de fiscalização
Brasília (11/10/2024) – O sistema Crotalus, ferramenta do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que processa dados geoespaciais gerados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) para auxiliar nas ações de fiscalização contra desmatamento ilegal na Amazônia, teve sua aplicação estendida ao bioma Cerrado.
A gestão da ferramenta é realizada pelo Centro Nacional de Monitoramento e Informações Ambientais (Cenima), do Ibama, mas sua aplicação prática ficava por conta exclusivamente do Grupo de Combate ao Desmatamento da Amazônia (GCDA). A extensão do uso para o Cerrado, segundo maior bioma do país, ocorre quando este é, também, o bioma mais afetado atualmente pelo avanço do desmatamento ilegal e com ocorrência de grandes extensões de áreas queimadas.
Ao processar dados do sistema Deter-B, do Inpe, o Crotalus é um instrumento capaz de classificar automaticamente áreas desmatadas de acordo com diferentes níveis de prioridade, o que orienta as operações de fiscalização e apoia decisões estratégicas no campo. Uma de suas vantagens é sua integração com a Plataforma de Análise e Monitoramento Geoespacial da Informação Ambiental (Pamgia), do Instituto. A tecnologia permite o acesso a dados atualizados praticamente em tempo real, por meio de mapas dinâmicos, arquivos vetoriais e bancos de dados espaciais. Essas informações são fundamentais para o trabalho de campo da fiscalização, sendo acessadas rapidamente por meio do aplicativo FieldMaps, que direciona as equipes até os locais críticos de desmatamento.
Com atualizações contínuas e uma abordagem que otimiza o uso de recursos e o tempo das operações de fiscalização, o Cenima garante que o sistema mantenha sua eficiência. A expansão do Crotalus para o Cerrado reforça o compromisso do Ibama em proteger um bioma de extrema importância, rico em biodiversidade e recursos hídricos, mas que sofre com um dos maiores índices de desmatamento no Brasil.