Centro TAMAR/ICMBio promove Workshop ‘Fotopoluição e Impactos às Tartarugas Marinhas’ em Salvador
5 de novembro de 2024Curso em Salvador reúne especialistas para debater os efeitos da fotopoluição nas tartarugas marinhas e desenvolver estratégias de mitigação e conservação em áreas prioritárias
– Foto: Acervo ICMBio
O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Tartarugas Marinhas e Biodiversidade Marinha do Leste (Centro TAMAR/ICMBio) promove, dias 12 e 13 de novembro, o Workshop ‘A Fotopoluição e Impactos às Tartarugas Marinhas’, no Auditório 1 da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Entre os objetivos do evento está promover maior integração entre o Centro TAMAR/ICMBio e órgãos Licenciadores do estado da Bahia e dos municípios litorâneos, áreas marinhas consideradas de extrema importância para a conservação das tartarugas marinhas.
Outro importante objetivo será aproximar ainda mais o Centro TAMAR/ICMBio e o meio acadêmico, que forma profissionais de arquitetura e urbanismo, que elaboram os projetos luminotécnicos localmente, assim como biólogos e oceanógrafos, que fazem conservação e manejo de quelônios marinhos.
Espera-se, a partir deste evento, sensibilizar os profissionais das diversas áreas para os efeitos da fotopoluição no que se refere à conservação das tartarugas marinhas, bem como disseminar informações sobre o papel do Centro TAMAR/ICMBio nos processos de licenciamento ambiental de empreendimentos nas áreas prioritárias de reprodução desses animais.
O 1º dia do Workshop será permeado por palestras que vão abordar os efeitos da fotopoluição sobre as tartarugas marinhas e as ações que são desenvolvidas atualmente para mitigar este impacto. As inscrições para o 1º dia, considerando o limite de 50 vagas, devem ser feitas via formulário.
Já o 2º dia – fechado para um grupo técnico convidado – haverá a formulação de estratégias de mitigação da fotopoluição e de conservação das tartarugas marinhas no estado da Bahia. Espera-se iniciar um plano de ação com possíveis parceiros executores, meios, recursos e horizontes temporais para a execução das ações levantadas para o combate à fotopoluição e seus impactos às tartarugas marinhas.
Um documento técnico com ‘Diretrizes para Mitigação da Poluição Luminosa em Praias de Desova de Tartarugas Marinhas,’ que se encontra em elaboração por parte do Centro TAMAR/ICMBio, será apresentado para que os participantes técnicos do 2º dia possam contribuir no conteúdo da publicação.
O evento conta com o apoio da Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e Fundação Projeto TAMAR.
Faça sua inscrição aqui.