COP-29 EM BAKU, NO AZERBAIJÃO. (NOVEMBRO DE 2024)
1 de novembro de 2024COP-30 EM BELÉM, BRASIL (NOVEMBRO DE 2025)
A Conferência das Partes (COP) é realizada anualmente, com a presidência se revezando entre as cinco regiões reconhecidas da ONU. Este ano, o Azerbaijão foi escolhido como sede e a presidência da 29ª Conferência das Partes (COP-29), que será sediada em Baku, de 11 a 22 de novembro. O Azerbaijão tem um forte histórico de sediar eventos internacionais e escolheu o Estádio de Baku como o local da COP-29. A próxima Conferência, a COP-30, será no Brasil, em novembro de 2025. Belém do Pará se prepara para receber o evento da ONU que terá mais de 100 países.
Baku, capital do Azerbaijão, a cidade escolhida para sediar a 29ª Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas, a COP-29. O evento tem como sede um país onde a indústria petrolífera é relevante. Alguns, inclusive, se referem ao país como o “berço da indústria moderna dos combustíveis fósseis”. O Azerbaijão é um país de maioria muçulmana, localizado entre o leste europeu e o oeste asiático, na região do Cáucaso. Cáucaso é o nome dado para a região que divide a Europa Oriental da Ásia Ocidental, formada por alguns países, sendo os principais do sul: Armênia, Azerbaijão e Geórgia.
O Azerbaijão tem cerca de 10 milhões de habitantes e uma economia baseada, principalmente, na exportação de petróleo e gás natural. A indústria petrolífera representa quase a metade do PIB do Azerbaijão e corresponde a mais de 90% das exportações.
Baku, a capital do Azerbaijão, impressiona pela modernidade e pela cultura.
O Azerbaijão está localizado entre o Mar Cáspio e as montanhas do Cáucaso. O país tem fronteira com a Rússia e Geórgia ao norte, a Armênia a oeste e com Irã e Turquia ao sul. Pertenceu à República da União Soviética até 1991. Estrategicamente localizado, o país foi invadido e conquistado dezenas de vezes ao longo do tempo. Isso resultou em influências persas, turcas, islâmicas, asiáticos, europeias e russa em sua sociedade.
Mukhtar Babayev, o Presidente da COP-29, foi Ministro de Ecologia e Recursos Naturais do Azerbaijão (Fotos: Comitê Organizador da COP29)
O Azerbaijão está comprometido em desenvolver seu potencial de energia renovável, que é uma parte importante do plano do país para reduzir as emissões de gases de efeito estufa em 40% até 2050. O país pretende aumentar a capacidade de energia renovável para 30% até 2030 e diversificar seu sistema de energia existente para se tornar um líder em energia verde. O Azerbaijão está comprometido em liderar pelo exemplo e atualizará suas metas nacionais em sua próxima Contribuição Nacionalmente Determinada alinhada com 1,5.
Narmin Jarchalova, Diretora de Operações da COP-29 Azerbaijão, trabalhou para a Fundação Heydar Aliyev como defensora de iniciativas de proteção ambiental e ação climática. Narmin ocupou vários cargos na Presidência da República do Azerbaijão e atuou como gerente de projeto para o pavilhão do Azerbaijão na COP-28.