aves

Especialistas avaliam risco de extinção das aves da Caatinga em oficina na ACADEBio

27 de novembro de 2024

Atividades resultaram na elaboração de documento contendo a categorização de risco de extinção para cada táxon avaliado

ICMBio

1_Rhopornis-ardesiacus-autor_Cristine-Prates (1) SITE.jpg

Rhopornis ardesiacus – Foto: Cristine Prates

Em mais uma etapa do processo contínuo de avaliação do risco de extinção das espécies da fauna brasileira, ocorreu entre os dias 14 e 18 de outubro a Oficina de Avaliação de Risco de Extinção das Aves da Caatinga, realizada no Centro de Formação em Conservação da Biodiversidade do Instituto Chico Mendes (ACADEBio), em Iperó, São Paulo.

Vinte e dois especialistas de diferentes instituições participaram dos trabalhos, que resultaram na elaboração de um documento contendo a categorização de risco de extinção para cada um dos 57 táxons avaliados, com as devidas justificativas para a categorização de ameaça.

Vinte e oito espécies foram avaliadas como Menos Preocupantes (LC), três como Quase Ameaçadas (NT), 13 na categoria Vulnerável (VU), nove como Em Perigo (EN) e três como Criticamente em Perigo (CR).

O resultado da avaliação será validado por especialistas em aplicação de critérios e categorias da União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). A oficina foi coordenada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação das Aves Silvestres do Instituto Chico Mendes (CEMAVE), com apoio da Coordenação de Avaliação do Risco de Extinção das Espécies da Fauna (COFAU) e ACADEBio.

O evento contou com a participação de especialistas das seguintes instituições: Universidade Federal Rural de Pernambuco, Universidade Estadual de Feira de Santana, SAVE Brasil, Universidade Federal de Campina Grande, Aquasis, Universidade Federal do Pará, Universidade Federal da Paraíba, Universidade Federal de Sergipe, Universidade Federal de Alagoas, Universidade de São Paulo, Qualis e Agência Estadual de Meio Ambiente do Estado de Pernambuco.

Participantes da avaliação de risco - Foto: Divulgação ICMBio
Participantes da avaliação de risco – Foto: Divulgação ICMBio
Augastes lumachella-Foto: Ciro Albano
Augastes lumachella-Foto: Ciro Albano