Oficina avalia risco de extinção de mamíferos aquáticos
18 de novembro de 2024Resultados obtidos apoiarão decisões estratégicas de conservação e formulação de políticas públicas
– Foto: Divulgação
O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio) reuniu 36 participantes para a realização da etapa presencial da Oficina de Avaliação do Risco de Extinção de Mamíferos Aquáticos. O evento ocorreu na ACADEBio entre os dias 29 de setembro e 5 de outubro e teve o objetivo de avaliar o risco de extinção de 24 espécies de mamíferos aquáticos.
A proposta é identificar ameaças específicas e orientar estratégias de conservação, priorizando ações e políticas ambientais eficazes para garantir a sobrevivência dessas espécies. A colaboração entre especialistas resultou em uma análise abrangente e detalhada que identificou as principais ameaças e lacunas de conhecimento. Os resultados forneceram dados valiosos que apoiarão decisões estratégicas de conservação e a formulação de políticas públicas.
Karen Lucchini, bolsista do CMA/ICMBio e presente na oficina, acredita que a participação de tantos profissionais da área trouxe contribuições fundamentais para uma avaliação adequada das espécies, incluindo justificativas robustas e bem estruturadas para a definição do status de risco de extinção. “O encontro possibilitou um maior entendimento das diferentes realidades e ameaças que os mamíferos aquáticos ainda enfrentam em nosso território. Os resultados das discussões serão cruciais para a conservação das espécies”, finaliza Lucchini.